Entrevista com o nosso autor Luiz Amato



The Books and me: - Fale um pouco sobre você.

Luiz Amato: - Sou casado, pai de duas filhas e posso dizer que tenho uma família maravilhosa. Considero-me uma pessoa comum, de gostos simples e muito feliz.

The Books and me: - Conte-nos sobre seu projeto?

O projeto da trilogia A Grande Aventura teve início, em fase embrionária lá no cantinho do cérebro, há muito tempo, em 2004. A ideia foi germinando até que em 2009 resolvi colocá-la na tela. Quando comecei a escrever, apesar de ter as ideias bem formatadas em minha cabeça, tive algumas dificuldades em seguir com o texto. Várias vezes fui para a frente do computador, escrevia uma linha ou um parágrafo e parava, até que um dia, sem nenhuma razão aparente, escrevi 4 ou 5 páginas diretas. A partir daí, sempre que era possível eu escrevia mais, até que terminei o Livro 1 – A Lenda. Atualmente estou na metade do Livro 2 – A Jornada, que deve ser lançado, com tudo correndo bem, no meio de 2012. Já tenho toda a história do Livro 3 – A Revelação, que finaliza a trilogia, criada e entrará em pauta logo após o lançamento de A Jornada.

The Books and me: - É possível um escritor viver no Brasil exclusivamente de sua arte? Por que?

Luiz Amato: - Como sou novato neste meio ainda não tenho uma opinião totalmente formada sobre este assunto, mas percebo que vários escritores brasileiros, com um o mais livros já publicados e com enorme potencial, ainda não adquiriram a notoriedade devida e consequentemente a autonomia financeira. Acredito que isso ocorra por uma série de fatores, sendo, os mais relevantes, na minha opinião, a falta de cobertura e envolvimento da imprensa e ao número de leitores em nosso país, que é baixo quando comparamos com outros locais.

The Books and me: - Quais são os seus planos para seu futuro como escritor?

Luiz Amato: - Para ser sincero, não parei ainda para pensar nisso, por enquanto minha meta é terminar e publicar os dois últimos livros da trilogia.

The Books and me: - Quando e como seu interesse pela literatura começou?

Luiz Amato: - Tenho interesse por literatura, como leitor, desde criança. Lembro que quando era bem pequeno, minha mãe lia histórias para mim e minha irmã, contidas em pequenos livretos, gibis, almanaques anuais, etc.
Já o interesse por escrever veio com a escola. Eu gostava muito quando os professores pediam para que escrevêssemos redações.

The Books and me: - Qual recado você mandaria para aqueles que estão se iniciando na literatura?

Luiz Amato: - Acho que não só para os iniciantes em literatura mas para todos os que tem um sonho. Vá sempre atrás dele, não importa que você o realize com 10 ou com 100 anos, não importa se ele lhe traga independência financeira ou não. Sonhos são uma das mais fortes ferramentas que movem e incentivam nossas vidas.

The Books and me: - Você tem alguma motivação para escrever? Qual?

Luiz Amato: - Eu não chamaria de uma motivação, mas sempre que escrevo um texto ou um capítulo, não vejo a hora de terminá-lo, reler e corrigi-lo, considerando-o pronto.

The Books and me: -  Literatura e internet fazem uma boa combinação?

Luiz Amato: - Sim, a internet é parte integrante do nosso cotidiano. Muito do que fazemos para divulgar nosso trabalho literário é baseado nela. Algumas correntes acham que a presença de e-books vai desestimular a compra de livros impressos. Eu tomo a liberdade de discordar, pois mesmo após ler um título em e-book, nada melhor do que vê-lo em sua casa lhe aguardando para uma releitura em sua estante.

The Books and me: - Qual a sua perspectiva em relação a parceria com o nosso blog?

Luiz Amato: - As melhores possíveis. A divulgação e o resultado que todos os blogs voltados para a literatura proporcionam, sejam desde elaboradas resenhas, até um simples post informando o local de venda de um livro, são fantásticos. Agradeço a todos que mantém e trabalham em um blog literário.

The Books and me: -  Existe alguma frase que defina sua vida literária?

Luiz Amato: - Na fase atual, como um iniciante, seria: Não custa nada solicitar uma divulgação, afinal um “NÃO” não machuca. Bola pra frente!

The Books and me: - Você prefere ler ou contar histórias?

Luiz Amato: - Posso dizer que começo a gostar de contar histórias, mas ainda prefiro lê-las.


The Books and me: - Quais são seus escritores favoritos?

Luiz Amato: - James Clavel, Sven Hassel. James A. Michener e Jack Higgins

The Books and me: - Você tem alguma dica para quem quer ser escritor(a)?

Luiz Amato: - Escrever, escrever e escrever, é um ótimo exercício. E complementando, nunca deixe de acreditar em sua capacidade.

The Books and me: - Qual seu projeto para 2012?

Luiz Amato: - Publicar o Livro 2 – A Jornada, colocar em pauta o Livro 3 – A Revelação e com um pouco de sorte e muito trabalho, participar da Bienal/2012.

The Books and me: - Quais eram seus livros preferidos quando criança?

Luiz Amato: - Quando criança, lia muito gibis (Pato Donald, Mickey, Superman, Fantasma e inúmeros outros) e também uma enciclopédia de nome Conhecer (era vendida semanalmente nas bancas de jornais). Comecei a me interessar por livros aos 13 anos, lembro de gostar muito de um título publicado pelo Círculo do Livro, uma ficção de nome A noite dos Tempos de René Barjavel - eu o tenho até hoje.

The Books and me: - Defina-se em uma frase.

Luiz Amato: - Talvez a frase mais comum, já dita por muitas pessoas. A Vida é Bela.

The Books and me: - Como você escolheu o nome do seu livro? 

Luiz Amato: - A escolha do nome,veio junto com o processo de criação da história. Gosto de nomes que resumam a história.

The Books and me: -Você se diverte com o seu trabalho ou leva tudo muito a sério?

Luiz Amato: - Seja no âmbito literário, profissional, ou pessoal, procuro sempre levar o dia a dia com muita alegria e me divertir. Como disse acima, A Vida é Bela.

The Books and me: - Qual a parte mais difícil de ser escritor?

Luiz Amato: - Como também citei anteriormente sou novato no ramo, então não posso ainda afirmar, mas parece que é obter o justo reconhecimento como tal. Temos aqui no Brasil inúmeros escritores com ótimos trabalhos e enorme potencial, que infelizmente não são reconhecidos.

The Books and me: - Qual seu grande sonho como autor?

Luiz Amato: - Essa é uma ótima pergunta. Respondendo no sentido literal da palavra sonho, já me peguei sonhando com uma tarde/noite de autógrafos em um shopping, em uma das grandes lojas de redes de livrarias, revendo velhos amigos e conhecendo novos.

The Books and me: - E para encerrar, sinta-se a vontade para deixar seu recado.

Luiz Amato: - Nunca desista de seus sonhos. Eles movem o seu mundo e muitas vezes o de uma legião de pessoas que lhe passariam despercebidas. Acredite que e possível, sempre.





8 comentários:

  1. Oii!!!
    adoro as entrevistas com autores, assim conhecemos um pouquinho mais sobre eles.
    parabéns pela parceria!!
    que teu blog cresça cada dia mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lara *-*
    Desejo o mesmo para você.
    E esse é um dos objetivos, fazer com que vocês conheçam novos autores *-*

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. ADOREI A ENTREVISTA...O AUTOR É MUITO QUERIDO!! AMEI BKS

    ResponderExcluir
  4. Oi! Passando para te convidar para participar da Promoção lá no Blog! São 3 livros + Brinde Supresa! Te Aguardo! Seguindo aqui))))

    http://pollymomentos.blogspot.com/2011/12/promocao-2012.html

    ResponderExcluir
  5. Ele é um amor Marli *-*

    Pollyana, estou seguindo seu blog de volta, obrigada por avisar da promoção!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Kéziah, que entrevista linda, fui lendo...lendo e qd terminou queria ler mais sobre o escritor e seus livro. O achei tão cativante, suas respostas envolventes e fiquei interessada no livro.
    Muito legal mesmo, parabéns por essa parceria,e pelo blog com nominho novo, curti muito.*.*

    Beijinhos a vc e ao escritor Luiz Amato.
    Vivi
    Razão e Resenhas.
    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/resenha-julieta-imortal.html#more

    ResponderExcluir
  7. Own Vivi, fico MUITO feliz em saber que você gostou.
    E fico mais feliz ainda por você ter curtido o nome novo *-*

    Beijinhos linda.

    ResponderExcluir
  8. Eu, li o livro do Luiz amato, gost..ei e recomendo

    Vamos la luiz acabe logo o segundo da trilogia
    Sonia lorenco

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO