A Corporação (2003) - The Corporation

Oi gente, tudo bom? 
Então, hoje vamos falar sobre um documentário, contei com a ajuda do meu primo Diego Medeiros, a verdade foi ele quem escreveu sobre o documentário, só estou postando... rsrs. E também descobri graças ao Marcos Tavares do blog Capa & Titulo que existe um livro sobre o assunto, que foi lançado pela Novo Conceito. Então, antes de falar do documentário vou por a sinopse do livro para vocês.
Lá vai...



A busca patológica por lucro e poder 


Ao longo dos últimos 150 anos, a corporação deixou sua relativa obscuridade e tornou-se a instituição econômica dominante do mundo. Joel Bakan, o eminente professor e estudioso canadense de Direito, defende que a corporação dos dias de hoje é uma instituição patológica, perigosa, detentora de grande poder que emana sobre pessoas e sociedades. Nessa revolucionária avaliação da história, do caráter e da globalização da moderna corporação, Bakan baseia sua premissa nas seguintes observações: “O objetivo das corporações, definido por lei, é o de defender os próprios interesses econômicos impiedosamente e sem exceções, sem levar em consideração as consequências destrutivas que possam causar aos outros”.
“A defesa desenfreada dos próprios interesses prejudica as pessoas, a sociedade e, quando se volta contra si mesma, até mesmo os acionistas, e pode levar à autodestruição das corporações, como revelaram os recentes escândalos de Wall Street.”
“Os governos liberaram as corporações, apesar de sua personalidade falha, de restrições legais por meio da desregulação e garantiram-lhes ainda mais autoridade sobre a sociedade por meio da privatização.”
No entanto, Bakan acredita que uma mudança é possível e propõe um programa em longo prazo de reformas concretas, pragmáticas e realistas por meio da regulação legal e do controle democrático.





Autores: Joel Bakan
Titulo: A Corporação
ISBN: 9788599560280
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 272



''The Corporation além de ser uma peça artística, é uma denuncia social, que mostra a quem quiser ver que somos dominados por corporações. Mas o que são corporações? como elas atuam? O filme dura mais de duas horas, mas pode ter certeza... passam rápido, A exploração da mão de obra barata, a devastação do meio ambiente são alguns temas explorados. Já que somos dominados, Que tal saber por quem?'' - Diego Medeiros

Se te interessar, aqui em baixo vai o vídeo do documentário completo.


Um filme de: Mark Achbar, Jennifer Abbott & Joel Bakan.

2 comentários:

  1. The Corporation tbm é um livro, publicado pela Novo Conceito.

    O documentário é impactante e, certamente, revolucionário. Um ótimo momento para se refletir sobre o sistema capitalista dominante.

    Abraços!
    www.capaetitulo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, obrigada por comentar, eu não sabia que tinha um livro sobre isso, vou pesquisar e mostrar pro meu primo, ele está fascinado com essas coisas.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO