Resenha: A Vida em Tons de Cinza - Ruta Sepetys


Titulo: A Vida em Tons de Cinza
Autora: Ruta Sepetys
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 240
Nota: 11111




Sinopse: 1941. A União Soviética anexa os países bálticos. Desde então, a história de horror vivida por aqueles povos raras vezes foi contada. Aos 15 anos, Lina Vilkas vê seu sonho de estudar artes e sua liberdade serem brutalmente ceifados. Filha de um professor universitário lituano, ela é deportada com a mãe e o irmão para um campo de trabalho forçado na Sibéria. Lá, passam fome, enfrentam doenças, são humilhados e violentados. Mas a família de Lina se mostra mais forte do que tudo isso. Sua mãe, que sabe falar russo, se revela uma grande líder, sempre demonstrando uma infinita compaixão por todos e conseguindo fazer com que as pessoas trabalhem em equipe. No entanto, aquele ainda não seria seu destino final. Mais tarde, Lina e sua família, assim como muitas outras pessoas com quem estabeleceram laços estreitos, são mandadas, literalmente, para o fim do mundo: um lugar perdido no Círculo Polar Ártico, onde o frio é implacável, a noite dura 180 dias e o amor e a esperança talvez não sejam suficientes para mantê-los vivos. A vida em tons de cinza conta, a partir da visão de poucos personagens, a dura realidade enfrentada por milhões de pessoas durante o domínio de Stalin. Ruta Sepetys revela a história de um povo que foi anulado e que, por 50 anos, teve que se manter em silêncio, sob a ameaça de terríveis represálias. 

Nossa! E eu não dava nada por esse livro, sei lá a capa não me chamava muita atenção, apesar de ser linda (Eu e minha mania de capas). Acabei pedindo-o para Editora Arqueiro, confesso que assim que li a primeira pagina fiquei alucinada, não conseguia mais parar de lê-lo. Uma leitura tão envolvente a ponto de você perder a noção do tempo, foram tantas lágrimas que encharcaram o livro (Ok, exagerei), mas acreditem o livro é extremamente emocionante, uma história fascinante de crueldade e sofrimento. Selecionei alguns diálogos e frases que considerei bem marcantes e fortes para dividir com vocês, mas só no final da resenha, ainda tenho muito que falar.
Lina Vilkas é uma adolescente Lituana de 15 anos que adora desenhar, uma verdadeira artista. O que ela não imaginava era que sua vida iria mudar drasticamente. Em meados de junho de 1941 a policia Soviética estava invadindo casas em buscas de criminosos comuns e opositores políticos na URSS, transportando-os em condições desumanas dentro de um trem até os Gulags, que eram nada mais nada menos que campos de trabalhos forçados.
Estive pesquisando e descobri que os Gulags existiram por mais de quatro décadas, vitimando milhões de pessoas e se tornando um símbolo da ditadura de Stalin, Josef Stalin, muito envolvida na história acabei pesquisando muito sobre o assunto, vamos lá, contarei tudo que sei. Por volta de 1922 a 1953, Josef Stalin tornou-se secretário geral do partido comunista da união soviética, trazendo consigo muita dor e sofrimento. Stalin desempenhou um papel muito decisivo na derrota da Alemanha Nazista durante a segunda Guerra Mundial. O mais revoltante é que estudos apontam que após a extinção do regime comunista na URSS morreram cerca de 4 a 10 milhões de vitimas do regime de Stalin.

Até encontrei um quadro detalhado da quantidade de vitimas:

Quantidade de pessoas
Razão da morte
1,5 milhão
Execução
5 milhões
Gulags
1,7 milhão
Deportados¹
1 milhão
Países ocupados²

Ou seja, milhões de pessoas inocentes sofreram devido à crueldade de um homem sem alma, e eu acreditava que o Hitler era ruim. Muitos Lituanos no decorrer do livro, acreditam firmemente que Hitler iria salva-los, o que acontece o contrário.  Enfim, voltamos ao livro.
O que eu achei fascinante e ao mesmo tempo emocionante é que a autora para escrever sua obra foi até a Lituânia para ouvir relatos de sobreviventes dos Gulags e da ditadura de Stalin, vocês podem conferir isso no vídeo abaixo.
O livro é forte e cheio de cenas cruéis, cheio do um sofrimento de um povo cuja vida havia sido roubada, um povo que foi condenado a viver 25 anos de sofrimento a mercê de carrascos sem alma, comandados por um homem sem nenhum escrúpulo. Um povo sofrido e cheio de esperanças, um povo que nunca deixou de acreditar, de viver, sonhar e amar.
Esse foi um dos poucos livros que me emocionou de verdade, cheguei até a derramar algumas lágrimas, ainda mais depois de assistir o vídeo, poder ver o sofrimento no olhar dessas pobres pessoas, que apesar de ter passado bastante tempo, não conseguiram se livrar dos demônios deixados pela crueldade humana.

Agora vamos para as partes mais marcantes do livro:

“Bati a porta e olhei meu rosto no espelho. Não fazia a menor ideia de quão rapidamente ele iria mudar, perder o viço. Se fizesse, teria encarado meu reflexo para grava-lo na memoria. Era a ultima vez que eu iria me olhar num espelho de verdade por mais de uma década”
Página – 17 
- Elena o que eles estão dizendo? – Perguntou a Senhora Rimas.
Mamãe não respondeu.
- Elena?
- Eles estão... – Ela se calou
- Estão o que? – Insistiu a Sra. Rimas.
- Eles estão nos vendendo – sussurrou ela.
Página- 66 
‘’Jonas saia de fininho todas as noites para pegar restos de comida no lixo da NKVD. Insetos e vermes não intimidavam ninguém. Bastavam um ou dois petelecos e a comida desaparecia goela abaixo”
Página – 132
‘’Certa vez eu o vi arrancar um pedaço de pão de uma velha na fila da padaria (referindo-se a um dos guardas da NKVD). Ele o enfiou na boca. A mulher ficou olhando, sua boca vazia mastigando junto com a dele. Ele cuspiu o pão no pé dela. Ela se jogou no chão para pegar e comer cada pedaço’’
Página – 199

Ok, agora vamos conferir o vídeo com a autora do livro. Gente quem puder assistir peço que faça. O vídeo é ótimo e muito emocionante, ainda mais para quem leu o livro.





E por fim, quero mostrar-lhes uma foto de Stalin, gravem bem o rosto do homem que acabou com a vida de milhares de inocentes.

43 comentários:

  1. Nossa, que resenha intensa.
    O livro é baseado em fatos reais, ou uma ficção inspirada em fatos reais?
    A história parece ser bem interessante.

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Ficção inspirada em fatos reais, mas a história é perfeita demais, muito chocante e tocante :D

      Se tiver a oportunidade não deixe de ler.

      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Esse teor histórico no qual o livro se encontra me deixou fascinado por ler, sério, já vai mais um entrar pro extrato do meu cartão. Fiquei interessado por todo o contexto no qual ele se encaixa, imaginava que fosse mais um romance, mas parece que me enganei redondamente. Obrigado pela dica.

    Abraço.

    ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elder, leia o livro! sério, você não vai se arrepender :)

      Excluir
    2. Bom Elder, preciso concordar com a Juliana, LEIA esse livro, você não vai se arrepender. Afinal toda leitura é válida e esse com certeza vai ser marcante.

      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  3. Aaaah eu pedi esse livro para resenha, espero consegui-lo, sou super apaixonada pelo tema e só há resenhas boas sobre ele, você só me deixou com mais vontade <3

    ;*
    Gabi - www.livrosecitacoes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi tenho certeza que você vai conseguir, vai ler e se apaixonar. Quero ler a sua resenha hein?!

      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  4. Oi Kéziah,
    amei a sua resenha!
    Li"A Vida em Tons de Cinza" recentemente, é um dos melhores livros que eu já li!! Também fiquei muito emocionada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, já que você leu você sabe que o livro é extremamente fascinante :D não tem como não gostar.

      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  5. Já li sobre o livro e gostei bastante, e assim como outras resenhas, a sua não deixou a desejar.
    Aliás, contém várias informações adicionais super legais, parabéns!
    Quero ler ele rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou *-*
      Ah leia sim, você não vai se arrepender.

      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  6. Parabéns pela resenha Kéziah! Estou ansiosa para ler A Vida em Tons de Cinza! beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa, quando você tiver oportunidade leia mesmo, uma leitura maravilhosa que vale super a pena.

      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  7. Não tenho palavras , sua resenha ficou maravilhosa, e o fato de vocês ter pesquisado sobre o assunto me deixou mais sua fan Kéziah, te admirei muito.
    A história da qual trata o livro foi verdadeira, a história aconteceu, os personagens foram inventados, mas os fatos não.
    Muito triste, quando li o livro eu chorei, e não foi pouco, chorei assistindo o vídeo, como vc, o olhar sofrido desse povo é doloroso de se ver, mas saber que eles tb são um povo cheio de amor e de esperança faz valer a pena divulgar o livro, a autora precisa de nosso apoio, para que os Lituanos não tenham morrido e sofrido em vão .
    Beijinhos
    Parabéns enorme \ o /

    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado Vivi, vindo de você pra mim é um grande elogio, sabes que te admiro demais :D
      Realmente a história é muito triste, o vídeo também... Mas ao mesmo tempo é extremamente fascinante.
      Fiquei apaixonada pelo livro, sem dúvida um dos melhores da minha vida.

      Beijos!!
      E obrigada por tudo Vivi.

      Excluir
  8. Olá Kéziah!

    Gostei da sua resenha. Parabéns. Já estou seguindo o seu blog. Participa do meu também: http://diogo-pimenta.blogspot.com.br/ Espero que goste dos meus textos. Se quiser deixar um comentário ficarei muito feliz.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Diogo, vou passar lá sim...
      Beijos.

      Excluir
  9. Nossa Kéziah amei o post e agora estou mais ansiosa para ter e ler o meu *-*
    Ainda vou assistir ao vídeo mas fiquei convencida da qualidade do livro com sua resenha.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei *-* tu acessou meu blog enquanto estava aqui em casa *-* (Eu acho por causa da hora) haushuahs'
      Obrigada *-*
      Mas quando der assiste sim o vídeo, é perfeito, ah e se tu quiser te empresto o livro :D

      Beijos!

      Excluir
  10. Nossa, que resenha! Amei!!! *_*
    Agora estou ansiosa para lê-lo tbm!
    Super amei a resenha!
    Tem resenha nova lá no blog! Silêncio de Becca Fitzpatrick. Passa lá! ^^
    Bjão

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Laisy você não vai se arrepender, é maravilhoso *-*
      Ah, vou conferir a sua resenha agora.

      Beijos!

      Excluir
  11. Kéziah você me deixou com muita vontade de ler esse livro. Gostei da sua resenha, mas o video me emocionou muito.
    Admiro a autora por ter pesquisado tanto sobre o tema, isso deixa a história mais crível e verdadeira.
    Espero mesmo ler e logo esse livro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Que bom que você gostou Lara.
    O vídeo é realmente emocionante :/
    Com certeza, a autora é magnifica *-*
    Virei fã...
    Beijos e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  13. Gostei de seu blog e já estou te seguindo! Que aqui continue crescendo!
    Beijinhos!

    http://daniela-meucantinholiterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Uma das melhores resenhas que já li. Não sei se foi a melhor, pois já li tantas e a memória, às vezes, falha, mas, certamente, você fez algo especial. Parabéns pelo envolvimento com a história e riqueza dos detalhes adicionados. Você tentou e conseguiu fazer o seu pouquinho pelos lituanos. Quem chegar aqui, com certeza, gostará daquele povo. Vou ler o livro e isto graças a você. Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros com essa temática. O livro parece muito bonito mesmo. O mais legal é quando nos envolvemos com a história tal como você o fez.
    Parabéns pela resenha rica e bem detalhada.
    Bjs!

    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  17. Tô muito afim desse livro, gosto de tudo que tem fatos históricos, 1ª 2ª guerra, Hitler. Quero muito ler, participando da promoção!!

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nenhum livro assim,mas me interessei muito.
    Adorei a sua resenha e,com ela, eu já estou louca para embarcar nessa história.

    ResponderExcluir
  19. Livros assim me lembram o holocausto, Hitler, campos de concentração e trabalhos forçados, valas comuns.
    Deve ser mesmo uma leitura impactante.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, que resenha!! =D A leitura desse livro deve realmente ficar na memória de quem lê. E é ficção baseada em fatos reais ainda? Não posso deixar de ler! :)

    ResponderExcluir
  21. Um livro marcante com u tema interessante! Cansei de ler livros bobinhos ^^

    Infelizmente o que acontece nas guerras são crimes contra humanidade, onde o mundo sofre...

    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, to muito afim de ler o livro =)

    ResponderExcluir
  23. Quem vê a capa realmente não imagina, ser um livro aparentemente (afinal ainda não sei, não li haha) marcante, no estilo de A Menina que Roubava Livros, talvez.

    ResponderExcluir
  24. Amei a resenha. Pelo que eu percebi essa é uma leitura que irá tocar a alma do eleitor. É profundo e emocionante. Estou louca para ler.


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Muito bom! Adorei a resenha!

    Beijos

    www.umagarotaeseujeans.blogspot.com
    Promoções ótimas rolando, visitem!

    ResponderExcluir
  26. nossa , quero mt ler esse livro , a capa é mt bonita tbem...

    ResponderExcluir
  27. Caramba, parabéns! Fugiu aos propósitos de uma resenha, mas não estou nem aí. Não só aumentou minha já considerável vontade de ler o livro pela temática histórica em questão, como atiçou minha parte amante de conhecimentos extras. Sua pesquisa ajudou bastante a entender a realidade do livro, além de constituir-se numa pequena aula de história virtual. Adorei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pela resenha! Fiquei apenas mais curiosa para conhecer esta história. De fato, aparenta ser um livro emocionante... daqueles de arrancar lágrimas dos olhos de qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  29. Keziah,
    Estou às voltas para ler esse livro já que o assunto me interessa muito!
    Sua resenha ficou maravilhosa e você me contagiou ainda mais com a sua empolgação.
    Não solicitei o livro na editora com a esperança de ganhar esse aqui... Tomara que dê certo!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Realmente a capa não chama muita atenção, mas o livro me ganhou pela sinopse, e pelos vários elogios que ouvi sobre ele.

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO