Saiba mais sobre os livros. (Curiosidade #4)


Olá meus queridos, tudo bom? Todos nós queremos saber mais sobre nossos amados livros, né? Então hoje trouxe para vocês um post bem legal com várias curiosidades. Vamos conferir?

Sabe aquele número que sempre vemos nos livros? o ISBN? Você sabe o que significa essa sigla? Não?


O que é ISBN:

Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

O sistema é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega poderes às agências nacionais. No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira desde 1978, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.

A partir de 1º de janeiro de 2007, o ISBN passou de dez para 13 dígitos, com a adoção do prefixo 978. O objetivo foi aumentar a capacidade do sistema, devido ao crescente número de publicações, com suas edições e formatos.

Para cumprir a missão de informar e atender aos editores, livreiros, bibliotecas e distribuidores brasileiros, a Fundação Biblioteca Nacional reúne neste novo portal da Agência Brasileira todas as informações referentes ao sistema ISBN no país.

Fonte: ISBN

Partes de um livro:





Capa: Revestimento externo, de material flexível (brochura) ou rígido (cartonado ou encadernado). A primeira e a quarta capa são as faces externas da publicação. A segunda e a terceira capa são as faces internas ou verso da primeira e quarta capa, respectivamente.
.
Colofão:  Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data de impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.
O colofão fica na parte inferior da última folha do livro. É um elemento obrigatório. 

Dados internacionais de catalogação na fonte: Registro das informações que identificam a publicação na sua situação atual, incluindo o Número internacional normalizado para livro (ISBN). Farei um post dedicado à ficha catalográfica e ao ISBN.

Falsa folha de rosto:  Folha opcional que antecede a folha de rosto, também chamada de olho e ante-rosto.

Folho de rosto:  Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho, também chamada de rosto.

Folhas de guarda: Folhas dobradas ao meio e coladas no começo e no fim do livro, para prender o miolo às capas duras, também chamadas de guarda. As folhas de guarda são as folhas em branco que vem antes da folha de rosto.

Indicador: Projeção de cavidade na lateral direita das folhas do livro ou folheto, para destacar letras, números ou outros elementos. Sabe aquela parte funda no canto das folhas que ajuda na localização rápida de uma letra? Isso é o indicador. Normalmente utilizado em bíblias, agendas e dicionários.

Livro: Publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número internacional normalizado para livro (ISBN). Quando você escreve um livro é preciso fazer duas coisas: solicitar o ISBN e os direitos autorais – junto se faz o depósito legal – ambos na Biblioteca Nacional.

Mancha: Área de grafismo de um leiaute ou página, também chamada mancha gráfica. Ou seja, é toda parte do texto impresso. Sim, a ABNT escreve leiaute assim mesmo!

Marcador: Fita presa entre o miolo e a lombada do livro ou folheto, para marcar a folha de leitura. Aquela fitinha que vem presa na lombada de alguns livros.

Miolo: Conjunto de folhas, reunidas quase sempre em cadernos, que formam o corpo da publicação.

Orelha: Cada uma das extremidades da sobrecapa ou da capa do livro, dobrada para dentro e, em geral, com texto sobre o autor ou o livro.

Página: Uma das faces da folha.


Posições e Lugares perfeitos para Leitura:


A Luz de Velas.

No Metrô
Na Cama
No Chão

Na Praça

Enfim, não importa o local, ler é bom de qualquer jeito.

Fonte: Bonsares

8 comentários:

  1. Já sabia dos nomes de cada parte do livro, mas a ISBN foi novidade p mim...adorei, muito interessante e bem prático para eles e tudo o mais =)

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer essas curiosidades. Realmente, eu sempre me perguntei o que significa ISBN, mas nunca fui atrás de descobrir.
    Post ficou super bacana!

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Post, e as informações, é sempre bom sabermos mais sobre nossos bebês!
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Belíssima matéria, Kéziah. Parabéns pela iniciativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post! :) Legal você pensar em fazer algo assim.
    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Lendo e aprendendo. rsrs
    Nao sabia sobre ISBN
    parabens pelo post
    Divulgando conhecimento.
    rs
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O que importa é ler, onde for, do jeito que for : )

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse teu post, Kéziah. Chega a ser difícil decorar todas as partes de um livro... haeuhaeuheauueah

    Beijos e bom final de semana!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO