Resenha: O Diário de Litat - Claudemir de Oliveira

  • Autor: Claudemir de Oliveira
  • Editora: Novo Século
  • Nota:  
  • Skoob

Bnus e Qeb cresceram no mesmo vilarejo, brincando entre pedras e ruínas e, quando jovens, prometeram ficar juntos sempre. Suas vidas estavam entrelaçadas pelo sentimento mais puro do ser humano: o amor. No entanto, seus sonhos foram ceifados por divindades que os colocaram em caminhos opostos. Os olhos de Bnus, que antes brilhavam de felicidade, se tornam obscurecidos pelo Mal. Qeb, por sua vez, passa a lutar para manter e propagar o Bem pelos vilarejos. Mas embora tenham que se enfrentar por um propósito divino, o amor que os unia prevalece… Litat é o descendente desta história, e nasce com dons herdados desde o tempo de seus avós. Ele terá o livre arbítrio de usá-los, porém, sua omissão poderá acarretar danos ao seu povo.

O Diário de Litat envolve tantos sentimentos, mas acima de tudo, envolve o amor entre duas pessoas. Bnus e Qeb. O livro é narrado por Litat Dmefinos herdeiro – de dons – da linda história de amor entre os dois, Litat herdou esses dons, pois Bnus e Qeb desobedeceram os deuses da luz e das trevas em nome do amor.

Bom, Bnus e Qeb juraram amor eterno, e prometeram ficar juntos para sempre, mas o destino os pregou uma peça, e os deuses os levaram para caminhos completamente opostos. Qeb seguiria pelo caminho do bem, guiada pelos deuses da luz, e Bnus louco de amor, optou por seguir o caminho da escuridão, guiado por deuses das trevas. O mais bonito de tudo, é que apesar das diferenças – bem e mal. Podemos perceber que o amor prevalece a todo o momento.

Como verdadeira fã de mitologia, deuses e afins, nem preciso dizer que adorei o livro abordar esse tema, apesar de não ter uma visão muito complexa sobre, o autor conseguiu criar um universo mágico e acima de tudo cheio de mensagens a passar para o leitor. Como falei, a maior mensagem que pode-se aprender ao ler o livro, é ver o amor de outros olhos, e perceber o quão forte pode ele ser, se for verdadeiro, e não há barreiras capazes de destruir ou amenizar o verdadeiro amor, sendo ele entre homens e mulheres, pais, filhos, enfim, qualquer forma de amor.

Claudemir conseguiu criar uma história simples, cheia de altos e baixos e que flui de uma maneira louca... A partir do momento que Litat começa a nos contar sobre suas aventuras, sua história, não conseguimos mais desgrudar do livro, a cada página estamos envoltos a um mundo tão mágico, que chega ser quase impossível parar de ler.

Apesar de não parecer o livro tem um alto teor de romance, sim! Pois nos primeiros capítulos focamos muito em uma linda história de amor, essa história que deu origem – por assim dizer, a todo o desenrolar da trama.

O livro também nos leva a conhecer cidades antigas, como Grécia, Egito... Então, fazemos um breve tour por esses lugares, dando asas a nossa imaginação. Não posso também deixar de ressaltar os personagens, que foram construídos divinamente, posso dizer que cada um deles tem seu encanto.

Bom, acho que sou suspeita a falar desse livro, por vários motivos. Além de ser uma grande fã da literatura nacional, adoro livros que abortem temas envolvendo deuses, bem e mal.


Um lindo livro, indicado pros que querem uma leitura um tanto quando poética e cheia de aventuras.


7 comentários:

  1. Nunca tinha visto esse livro, mas ele me parece ser muito bacana. Primeiro por ser um romance, e segundo por abordar mitologia, duas coisas que ornam muito bem e que amo muito. Só achei estranho a escolha de nomes para os personagens kkk e a capa também não me encantou muito. Mas gostei tanto de sua resenha que fiquei curiosa com a trama.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  2. It's actually a nice and useful piece of information. I am satisfied that you just shared this helpful information with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

    Also visit my website ロレックスレプリカ

    ResponderExcluir
  3. O livro parece mesmo muito interessante, não conhecia. A capa é lindinha, muito fofa, eu achei. Agora, acho que ele devia ter criado um pseudônimo, sei lá ¬¬

    Bjinhos
    http://omarcapaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hmm it appears like your site ate my first comment (it was extremely long) so
    I guess I'll just sum it up what I had written and say, I'm thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog writer but I'm still new to the whole thing. Do you have any tips for rookie blog writers? I'd really appreciate it.


    My web page; ロレックスコピー

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela resenha... Espero que o mundo de Litat possa mostrar o quanto o amor é significativo em nossas vidas... em nossas escolhas... O que seriamos se não houvesse amor entre as pessoas? Nossas vidas são tão agitadas que os pais pouco tempo podem demonstrar o amor aos seus filhos, amigos optam por dar "feliz aniversário" pelo face aos amigos que moram ao lado de suas casas, sendo que, seria mais prazeroso um abraço e um feliz aniversário pessoalmente... Os amantes dizem " eu te amo " menos vezes que realmente gostariam de dizer... Assim, o Diário de Litat apenas tenta demonstrar o quanto o amor pode ser forte e importante em nossas vidas! Obrigado Kéziah e a todos que tiverem a oportunidade de compartilhar o mundo de Litat ou simplesmente o AMOR !

    ResponderExcluir
  6. Oi Keh,
    não conhecia esse livro e sinceramente a sinopse não despertou o meu interesse, mas quem sabe um dia...

    http://theserialreader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da capa desse livro e o enredo parece interessante, mas nao gostei dos nomes dos personagens, mas esse nao seria um motivo para nao ler. Gostei da sua resenha e assim que eu tiver oportunidade com certeza vou ler esse livro. Obrigada por mais uma bela indicação. E parabéns pelo amor pela literatura nacional, acredito que dos blogs que conheço o seu com certeza foi o que mais resenhas sobre eles encontrei por isso tirei o dia para fazer uma maratona pelas resenhas dos nacionais, comecei em Sereias!!!! Adorei tudo que li até agora, parabéns pelo lindo blog!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO