Resenha: Feita de Fumaça e Osso

Título: Feita de Fumaça e Osso
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Ano: 2012
Estrelas: 





“Não são só o cabelo azul e as várias tatuagens que fazem de Karou uma garota diferente. Ela são se lembra dos pais e, criada no covil de um demônio, não entende por que uma criança humana foi acolhida ali. Muito menos sabe o verdadeiro motivo por trás das estranhas missões que desempenha para seu protetor, recolhendo dentes ao redor do mundo. Em um instante ela pode estar fazendo rascunhos no Liceu de Arte em Praga e, minutos depois, estar no metrô de Paris, carregando presas de elefante, ou em Marrakech, negociando com um mendigo. Não é exatamente normal, mas em um universo que anjos são seres temidos e o preço da magia é a dor, essa é a única vida que ela conhece. Pelo menos por enquanto.”




É com grande êxtase e prazer – eufemismo, por sinal – que digo que esse foi o MELHOR livro que eu já li.
Feita de Fumaça e Osso foi o primeiro livro que li da autora Laini Taylor e meu único arrependimento foi ter protelado tanto para iniciar a leitura. PER-FEI-ÇÃO.

A autora soube misturar todos os temas que eu gosto: Mocinhas fortes e independentes, mistérios, sobrenatural, guerra e um pouco de fantasia que não faz mal a ninguém. Além disso, ela encheu o livro com belas paisagens, fatos históricos e principalmente: lições. Eu lia avidamente as páginas e me segurava para não pegar um marcador e começar a passar sobre os trechos que eu amava ou me identificava. Eram tantos, e com tanta variedade e eu amava cada um, nem sempre aceitando-os, mas amando-os. E isso tornou-se a maior lição que o livro poderia me dar: Que só porque você não aceita algo, não significa que não o ama; E que, a maior magia de todas, é a esperança. Simplesmente ela, algumas vezes geradas pela dor e outras pela dor. Mas sempre ela.

No começo do livro, vemos Karou, uma garota humana de nome estranho e com algumas características mais estranhas ainda: Seus cabelos são azuis, e não é pelo método da tinta. Seu corpo é repleto de tatuagens, também não feitas pelo método da agulha e ela está dividida entre dois mundos. A jovem de dezessete anos não sabe nada sobre sua existência, com exceção das pessoas que a criaram: demônios, ou quimeras, como preferem ser chamados. E é impossível você não se identificar com os questionamentos de Karou, e seus pensamentos sobre sua vida e o que ela pensa a respeito das coisas.

Percebi que muita gente não gostou de Brimstone, pelo menos no inicio e eu entendo isso, mesmo tendo sido diferente para mim. Através de Karou, eu consegui sentir e presenciar tudo aquilo que Brimstone representava para ela, a figura paterna e a base para a sua existência. E ao final do livro, você realmente vê que Brimstone foi tudo isso. Imperfeito, porém o personagem por quem mais nutri afeto. Bem mais do que Akiva...
Ah Akiva...eu não vou dizer que não gosto dele pois estaria mentindo. Akiva teve uma história linda, considerando tudo o que ele passou. Ele é um guerreiro e um homem com os sentimentos abalados, repletos de magoa e dor. E ele aprendeu a lidar com isso...pelos menos até a chegada de Karou. A partir daí, Akiva teve que aprender a lidar com seus sentimentos conflitantes, e à medida que ele descobre fatos de que nem mesmo o leitor sabia (estou falando isso porque eu sempre descubro a história inteira logo no começo do livro), nós vemos um crescimento nele.

Há tanta divergência entre Akiva e Karou, e ao mesmo tempo, eles se completam de uma forma tão linda, que até mesmo os mais céticos – como eu – passam a acreditar no verdadeiro e imutável amor. Um amor tão profundo, tão verdadeiro, que eu nem tenho a coragem de dizer que achei ele gay. Gay é um adjetivo diminuto demais para comparar este tipo de elemento. Sim...elemento.

O livro é forte, diferente de muitos dos que eu já havia lido, é estranho, esquisito, anormal e até um pouco...brutal. E não por conta de violência, mas pelo modo como ele mexe com nossas emoções a tal ponto, que você se torna um espectro. (spoiler, oi?)

Com todos os motivos que eu tinha para ficar triste ou chateada com a leitura, o único que posso listar é que haverá continuação. Mas isso não é bom? Para qualquer outro livro, seria sim. Porém, para Feita de Fumaça e Osso, que me arrebatou tão intensamente, é impossível não ficar angustiada e nostálgica. Ansiosa e nervosa. E mais um misto de emoções que me deixam á flor da pele. Eu não queria continuação, a autora poderia colocar um final e pronto, já estava ótimo para mim. Porém, na sociedade capitalista de hoje, como o mundo é movido pelo dinheiro e nós precisamos dele para saciar nossa curiosidade literária, é obvio que ela irá lançar outro livro. E algo me diz que não será mais um, e sim vários. Porque esta história é tão rica, tão recheada, a autora criou um universo tão perfeito e inimaginável, que é impossível você não querer se estender sobre todas as possibilidades.
Finalizo esta resenha dizendo que tenho orgulho de Karou pelas escolhas dela, que ela foi a ÚNICA mocinha em que eu não me atreveria a mudar qualquer coisa. E que...eu quero ser ela!

Assim que puderem, LEIAM Feita de Fumaça & Osso. É uma leitura fantástica, arrebatadora e o livro mais lindo e perfeito que eu já li desde...sempre.
Dou o infinito de estrelas a ele.

Beijo para o Akiva, Kishmish (segura as lágrimas), e para o melhor cara de todo o livro: Brimstone!








22 comentários:

  1. Cara, parece ser boom.. vou procurar pra ler!

    http://thaylorrany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oláaa! Essa capa sempre me chamou a atenção, mas por algum motivo nunca tinha parado para ler a sinopse e uma resenha! Depois de ler sua resenha ficou evidente que esse livro é boooom! E eu adooooro quando chegamos no fim do livro e percebemos que foi uma leitura perfeita, daquelas que tu não mudaria por nada *.*

    Obrigada pela dica ^^

    Beijos
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bah achei bem interessante.
    Dá todo um ar de suspense, e fortes emoções pelo visto.
    É uma dica a se pensar, sem dúvidas ^^


    Hey, te aguardo pra um comment lá ^^
    diademegalomania.blogspot.com

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá! Li no ano passado e concordo contigo. É mesmo maravilhoso e se tornou um dos meus favoritos. O mundo que a autora criou é fantástico e a personagem principal, a Karou é ótima, assim como o Akiva. A editora lança a continuação no segundo semestre desse ano.

    Beijos e ótima resenha.

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quero MUITO ler esse livro, e agora, tipo, tchau, vou comprar já! hahaha :P

    ResponderExcluir
  6. Não é o melhor que já li, mas foi parar nos favoritos amados eternos também! Muito bom esse livro, bom MESMO! Que vontade dá de reler tudo de novo quando acaba!

    ResponderExcluir
  7. Se eu já estava louca para ler esse livro, imagina agora então, com essa resenha *-*? Desde a primeira vez que vi a capa senti uma "conexão" com o livro sabe? Uma vontade imensa de lê-lo e, apesar de fazer muito tempo da primeira vez que ouvi falar sobre ele, ainda não tive a oportunidade de ler =/ Só tenho a dizer que lendo esse post, minhas esperanças de que esse livro é bom aumentaram mais 100%, dos 100% que já tinha antes! hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  8. Oi,flor!
    Depois de tanta empolgação não tem como deixar de desejar esse livro. Já tinha lido algumas resenhas do livro, mas NENHUMA me chamou atenção e fez com que eu o desejasse. A resenha ficou show! Pra onde manda a fatura do cartão?

    Bjs!
    Tem resenha no blog!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ola, estou com esse livro aqui em casa
    e ainda não o li ^^.
    Gostei muito de sua resenha, só aumentou
    minha curiosidade para saber mais. ^^
    bjs

    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! \o/
      Livro tão TOP que eu quase chorei em algumas cenas, e olhe que sou muito dura na queda com os livros.
      Aproveite,

      Beijos da Mah

      Excluir
  10. Depois que você disse que foi o MELHOR livro que você já leu, doido é quem não der uma chance para ele.
    Agora estou aqui, procurando por um preço legal para comprar. Oh droga...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim foi o MELHOR, mas já li outros depois desses que me fizeram ficar balançada, logo sai outra resenha.
      E eu comprei o livro na loja virtual da Saraiva, onde você pode encontrar com preços acessíveis é na Americanas.com e Casasbahias.com

      Boas compras,
      Beijos da Mah

      Excluir
  11. Aaah essa capa é linda demais... E parece ser perfeito também...
    Já quero... E melhor ainda é da intrinseca, amo os livros dela :D
    Já foram lançados quantos aqui no Brasil?

    Beijinhos
    http://www.mybookshelf.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, até agora só um. De acordo com a Intrínseca o próximo será lançado no segundo semestre de ano. Estou super ansiosa por ele.
      Beijos da Mah.

      Excluir
  12. Ah, eu já tinha lido outra resenha e a menina também favoritou ele, deu mil elogios também...
    Então, como não ficar curiosa e louca pra ler? haha
    Só não gostei do nome da protagonista e da capa, mas quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  13. Caraca, adorei a resenha!
    A história parece ser demais, preciso ler hauhua

    A capa também está lindimais *-*

    Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Bjs
    http://acciobks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu li esse livro esse mês e A-D-O-R-E-I.
    Amei a capa!
    li em ebook e quero muito o livro fisico!

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante da resenha e você falou tão bem do livro, com tanta empolgação que acaba passando pra quem está lendo a resenha! haha
    Apesar de ter gostado da história, não é um livro que colocarei à frente na minha meta de leitura! A não ser que consiga emprestado ou acabe ganhando!

    ResponderExcluir
  16. Estou sem palavras depois de ler a resenha. Pela capa linda eu já tinha curiosidade pelo livro, depois dessa resenha impressionante acho q vou gostar muito do livro!!!
    Ele já tá na minha lista a um tempo e espero consegui-lo logo.

    ResponderExcluir
  17. Menina que resenha é essa? Oo' Muuito boa!! Eu já tinha muita vontade de ler esse livro, mas agora eu preciso mesmo ler! E espero que seja logo *-*
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. O livro te ganhou mesmo heim!
    Acho que essa é a resenha mais positiva que já li desse livro.
    Li resenhas bem desanimadoras e de pessoas que curtem essa temática sobrenatural.

    ResponderExcluir
  19. Eu babo muito nesse livro! Capa linda, e só ouvi elogios. Sério, NUNCA LI UMA RESENHA RUIM!
    A única crítica que li foi que a Laini descrevia umas criaturas de um jeito tão complexo que é difícil imaginar. Mas fora isso, só coisas boas.

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO