Resenha: O Outro lado da memória - Beatriz Cortes


  • Editora: Novo Século
  • Autora: Beatriz Cortes
  • Nota: 
  • Skoob

"Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia". Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que ela mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e a dor profunda do que aconteceu. Sua vida muda totalmente e não consegue mais viver da forma que vivia antes. Luíza acredita que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão interna. Anos depois do acontecido, ela conhece Arthur, um jogador de basquete novo em sua escola que chega chamando a atenção de todos. Ela o ignora totalmente no inicio, porém, é obrigada a passar uma hora de seu dia com ele. Entre muita confusão, brigas e discussões, Arthur mostra-se alguém que Luíza não esperava que ele fosse. Alguém capaz de fazer com que o outro lado de sua memória seja mudado. Descobre que só é possível encontrar a felicidade se for atrás dela. Em um romance divertido, complexo e cheio de mistério, você vai se apaixonar e sentir cada emoção vivida por Luíza em sua própria pele. Confira!

Posso começar essa resenha rasgando sedas pelo livro? Desde o começo eu sabia que iria gostar do livro, apesar de ter uma história aparentemente clichê – amo clichês. Mas acabei me surpreendendo e percebi que o livro era mais do que eu pensava e esperava.

Luiza é uma garota de 18 anos que aparenta ser normal, até que entramos mais em seu universo e percebemos que ela é marcada por magoas do passado. Luiza tem duas amigas, e ambas namoram jogadores do time de basquete da escola. Elas tentam de todas as formas fazer com que Luiza volte a se apaixonar e a se abrir para um relacionamento sério com alguém. Mas a mágoa que ela passou com um garoto deixou grandes cicatrizes que impedem que ela se envolva com alguém, afastando assim todos os garotos de si.

No decorrer da história vamos percebendo o quanto o livro é profundo, apesar de abordar um tema bem simples, ficamos pensando em vários pontos que a Beatriz deixa em aberto. Como a felicidade! Em determinados momentos somos impulsionados a buscar nossa felicidade, recebemos vários conselhos de forma subliminar de que se fomos esperar a nossa felicidade ela nunca vai chegar. Temos que nos abrir para novas experiências, para que as coisas possam acontecer na nossa vida. Muitos de nós achamos que podemos simplesmente nos sentar e esperar que as coisas venham até nós. O Famoso “O que tiver que ser, será”. Ok, eu até acredito nisso, mas se a gente ficar só esperando nada vai acontecer, temos que agir para realmente encontrar a felicidade.

“Meu maior problema era não querer ir atrás da felicidade. Achava que estava bem da forma que estava, machucada, ferida, e sim, muito acomodada.” 

Luiza custou a entender que tinha que se abrir para as pessoas, que nem todas elas eram indignas de confiança. Apesar de ser difícil lidar com uma situação difícil, ela conseguiu dar a volta por cima e abriu seu coração novamente para o amor.

Arthur entra na escola, como o novo capitão do time, ele chega arrasando o coração das meninas, e adivinha por quem ele vai se interessar? Luiza, claro! De inicio ela tem toda uma resistência com ele, principalmente pelo fato de por culpa dele os dois tenham que enfrentar uma detenção, mas essa detenção foi o ápice para que eles começassem a se aproximar e a se entender melhor. Aos poucos Luiza vai percebendo que deve dar uma chance não só para Arthur, mas também para si mesma.

Vários acontecimentos vão fazendo com que a historia flua. E várias coisas passam pela nossa cabeça tentando descobrir o que realmente perturba a Luiza. Em vários momentos fiquei com raiva da infantilidade da Luiza, em outros momentos queria abraçá-la e parabenizá-la por ter feito a coisa certa.

É maravilhosa a evolução dos personagens, seus medos superados. Notamos nitidamente que com o passar do tempo eles acabam mudando de atitudes, amadurecendo, mudando de pensamentos, aprendendo com os erros. E a amizade que prevalece durante todo o livro é muito linda também.

Poderia ficar aqui durante horas listando tudo que gostei no livro, honestamente... Como falei, apesar de parecer clichê, o livro consegue nos surpreender, o que me fez ama-lo ainda mais.

E lembre-se... “O Amor pode estar onde menos se imagina.” 

16 comentários:

  1. Keh sua linda! Ameeeeeeei sua resenha! E eu quero ler esse livro tipo pra ontem... O livro foi feito praticamente pra mim, hehehehe. Sim, eu preciso deixar de ser acomodada e fazer alguma coisa pela minha vida! Me senti até melhor ;)

    Super beijoooooo!
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma resenha tão apaixonada merece créditos, assim que possível lerei a obra, adoro clichês também, porque não?
    Gostei de como a história fluiu pra você, é bem positivo isso.
    Beijos, parabéns pela resenha.
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Kéziah! Estou ansiosa para ler O Outro Lado da Memória! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Kéziah, acredita que tenho esse livro e ainda não li=/... Minha lista para ler está grande, mas depois da sua resenha, acho que irei passar na frente..
    Sua resenha me passou a paixão que você sentiu ao ler o livro, e isso é muito importante em uma leitura!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Não tinha lido ainda sinopse do livro, só vi a capa e não procurei mais sobre ele. Vendo sua resenha vejo que ele é bem interessante, fiquei querendo saber mais sobre o passado da personagem, porque que ela se fechou tanto. As vezes até eu me sinto acomodada, e estou lendo um livro que também está me fazendo pensar como vejo que este faz, as vezes só o que precisamos é de um solavanco para tocar a vida, mesmo que ele venha de um livro.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  6. Já conhecia superficialmente o livro, agora adquiri mais detalhes e apesar de não ser fã do estilo, fiquei contente pelo encantamento que o mesmo causou à resenhista. Independente do estilo, quando o trabalho é bem feito merece carinho e respeito. Parabéns a autora e a Kéziah.

    Marco Antonio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do livro!!!
    Parece ser lindo!! Curti muito a resenha! Me deixou muito curiosa pelo livro!
    Gostei muito do quote.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kéziah!

    Sua resenha foi contagiante. Acho que qualquer um que a lei vai ficar empolgado. Eu também gosto de clichês, acho que leituras alternadas não fazem mal a ninguém. E o que melhor que um bom clichê e bem escrito para nos divertir. Gostei muito da história e da resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, adorei o blog e a postagem. Com certeza estou seguindo.

    http://www.paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  10. Olha eu já tinha tentado fazer parceria com essa autora, mas fiquei super chateada, porque ela não cedeu de jeito nenhum...mas enfim...Eu gostei do livro dela e até pensava em comprar, mas acabei desanimando e deixando para mais pra frente.

    Mas eu adorei a sua resenha, até porque a historia me parece muito boa. Tá de parabens....Você escreve suas resenhas muito bem. Sem contar que são bem objetivas.
    Se cuida minha linda e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li esse livro, mas está na minha lista.
    Quero muito entrar nesse mundo e conhecer mais a Luiza.

    ResponderExcluir
  12. Essa coisa toda de amor e mágoas é bem difícil de ser tratada então já admiro a autora por isso.
    Espero poder ler o livro em breve e conferir esses sentimentos todos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Keh : )
    Me interessei bastante por esse livro, principalmente depois do que você falou pra mim sobre ele. Parece ser uma história bem emocionante e marcante. Gosto bastante de livros assim, e vou adicionar na minha lista de leitura.
    Beijos Keeh : )

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, Parabéns!
    Digo como fã de clichês e de reviravoltas também que adorei a história por trás do livro e é claro que umas intrigas iniciais antes de se apaixonarem também são pontos positivos pra mim...
    Com certeza leria esse livro, parece ser fantástico!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Vou correndo pro skoob adicionar esse livro a minha lista de desejados!
    Adorei a resenha e também um clichê. Gostei bastante das reviravoltas que vão acontecer e quero saber como vai terminal a história do casal e como Luiza vai se sentir em relação a esse novo amor.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela ótima resenha. Adorei saber um pouco mais sobre mais um livro nacional!!!, dica anotada!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO