Resenha: O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern


  • Editora: Novo Conceito
  • Nota: 
  • Skoob

Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Em “O livro do amanhã” conhecemos a historia de Tamara, uma garota mimada, egoísta, egocêntrica, brigona e que não respeita os pais. Mas depois de virar algumas páginas começamos a entender que talvez a Tamara esteja apenas tentando chamar atenção de seus pais, que até então não são exemplos de pais presentes. Mas confesso que no começo do livro eu queria simplesmente matá-la, não agüentava mais ler uma página, pensei até em abandonar o livro por causa da protagonista. Com apenas 16 anos, Tamara faz coisas que até Deus duvida.

Ela tinha a vida que muitos sonham: dinheiro, poder, conforto, porém nunca deu valor ao que possuía, até que em um determinado momento sua vida vira de cabeça pra baixo quando após uma briga muito séria onde tinha dito não querer nunca mais ver seu pai. Acaba o encontrando morto no chão do escritório.

E agora? Com o pai morto, toda sua fortaleza fútil havia se quebrado, sem ter o que fazer, Tamara e sua mãe – uma mulher completamente desequilibrada psicologicamente – partem para morar de casa de seus tios, Rosaleen e Arthur, onde são acolhidos da melhor forma possível.

O que mais me chamou a atenção no livro, foi a personagem Rosaleen, suas atitudes são tão estranhas que no decorrer da leitura acabamos parando e pensando: Por que? E essa pergunta é fabulosamente respondida no final do livro.

Apesar de ter uma narrativa interessante e um final surpreendente, ainda assim o livro não conseguiu me prender da forma que eu queria. O começo do livro é muito maçante, e demora demais para as coisas começarem a fazer sentido – pelo menos na minha cabeça.

O livro só começa a ficar bom, quando Tamara conhece Marcus, um rapaz de trabalha em uma biblioteca móvel, por assim dizer. Apesar dela nunca ter gostado de ler, a beleza do rapaz é tão envolvente que ela acaba escolhendo um livro para ler. Apenas um a chamou atenção... Um livro trancado por um pequeno cadeado, sem nome e sem autor. Após abrir o livro Tamara se depara com uma grande surpresa, era um diário.

Ao tentar escrever nesse diário – confiada pois nem era dela – ela percebe que o diário já estava escrito, com sua letra e com a data de amanhã. Então, esse livro começa a contar para Tamara o que irá acontecer no outro dia.

A pegada da Ahern para criar uma história com um diário que conta o futuro foi muito boa, mas o começo deixou há desejar um pouco. Tanto que por um momento eu simplesmente cogitei a hipótese de abandoná-lo.

De qualquer forma, é um bom livro.

10 comentários:

  1. No começo eu achei a protagonista um "porre" e a história não rendia, como você eu quase larguei o livro. Mas continuei e não me arrependi, achei a história bacana. A autora já tinha me conquistado de outras obras e acho esse livro gostoso pra se ler num fim de semana. Sua resenha ficou show, expressou muito bem tudo o que o livro tem de melhor.
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Oi Keziah, tudo bem ?!
    Obrigado pela visita lá no blog, adorei!
    Adorei a tua resenha, super interessante a sua forma de expor sua opinião sobre o livro! :D

    Parabens. Acredito que não leria o livro, não faz muito o meu gênero mas sua resenha foi bem elaborada!
    Beijos

    Adriano
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Nossa assim apesar de ainda querer ler esse livro minha vontade passou de muita para posso esperar hahaha, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis ler esse livro, mas daí as pessoas que mais combinam comigo em gosto literário tem a mesma opinião que você, que é uma delas. Então eu acabei optando pelo É a vez da minha vida.
    Já leu esse?
    Tenho muita vontade de ler um livro dessa autora.
    Mas no mais, adoro a premissa desse livro!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Flor!
    Olha eu tenho uma enorme vontade de ler esse livro, mas tenho lido resenha que dizem que a protagonista é meia chata e isso me desanima completamente! Odeio livros que são maçantes no inicio!!
    Talvez eu leia no futuro rs'

    Beijos,
    lovesbookandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Poxa amiga que peninha vc não ter curtido tanto o livro e quase tê-lo abandonado. Isso é tão ruim quando acontece neh?
    Mas fico aliviada em saber que num determinado ponto ele fica mais atraente.
    Ele está qui pra ser lido, mas nem faço ideia de quando farei isso, mas quando o fizer, já vou preparada pra leitura, visto a suas ressalvas.
    Bjokas Keh

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Kéziah,
    Desde que li P.S. Eu Te Amo comecei a procurar mais livros da autora, esse era uma das minhas opções (na verdade, ainda continua sendo) mas fiquei meio desanimada para lê-lo. Livros em que a protagonista (apesar de ter motivo) é chatinha não me agradam, mas mesmo assim vou esperar uma oportunidade para ler, mas não é minha primeira opção.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li, mas achei a trama bem fofa. Se é bom ou ruim ou se não ficou como os outros dela, aí só lendo pra saber. Gostei e espero gostar quando ler tudo direitinho também.

    ResponderExcluir
  9. Descobrir o futuro parece ser ótimo, me pergunto como ela lida com as situações se ela já sabe o que vai acontecer :S Fiquei curiosa, vou adicioná-lo a minha lista de Vou Ler no Skoob. rs'

    http://umarcoirisdeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO