Entrevista - Mariana Mello

Olá gente, como vocês estão? Hoje vamos conferir uma entrevista com a querida Mariana Mello, autora dos livros: Beijos & Batom, Lembre-se de Morrer e Escrito em Linhas Tortas, que inclusive está disponível para download grátis na Amazon, clique aqui e garanta o seu.


















Paixão Literária: Como se deu o processo de criação de Beijos & Batom? De onde surgiu a idéia para o livro?

Beijos & Batom nasceu da minha paixão por séries americanas como Gossip Girl e A vida secreta de uma adolescente americana (que também são livros). Os personagens são adolescentes, irresponsáveis, desvairados, que cometem muitos erros pela falta de experiência. Cada capítulo é recheado de inúmeros acontecimentos e confusões que existem no dia a dia de todos nós, por isso, dá para dizer que os personagens são bem verossímeis e com certeza se assemelham a algum amigo que conhecemos. É um livro que promete emoção a cada virada de página!

Paixão Literária: Qual a sua pretensão com relação ao seu novo livro “lembre-se de morrer”?
“Lembre-se de Morrer” é meu primeiro lançamento em editora de um romance sobrenatural, tema que sempre me agradou! É um livro que propõe reflexões complexas sobre os mistérios da vida, da morte e da mente. Há nesse livro muitos simbolismos que se mesclam para dar vida ao cenário. É uma história sóbria, construída na saudade. É um romance, bem intenso, que beira o paranormal.

É sem dúvida, uma das obras das quais mais me orgulho de ter escrito. Não faço pretensões de poética, minha escrita é bem leve, dinâmica, envolvente... Não fico firulando palavras para descrever uma roupa, por exemplo... Mas em “Lembre-se de Morrer” tudo tem mais de um significado...! Não falarei demais, deixarei que vocês leiam a obra e descubram os mistérios!

Paixão Literária: Com relação aos seus personagens, sempre tem aquele que a gente gosta mais, no seu caso, qual foi o melhor personagem que você criou?

Tenho uma relação de carinho com todos os meus personagens! Costumo deixar que eles mesmos criem vida, de um jeito que se tornem tão sólidos como pessoas conhecidas. Mas com certeza os personagens de Lembre-se de Morrer – Agnes e Lucian – são únicos. Criei primeiro o Lucian, ele é representado pela “Chuva”; e depois a Agnes, que é representada pelo “Arco-Íris”. Faço diversas menções sobre isso no livro e espero que os leitores mais críticos possam perceber a poesia nessa questão... É uma relação de esperança, que existe no amor. Como estar em um mundo cinza e a pessoa que a gente ama estender pra gente uma cartela de lápis-de-cor.

Paixão Literária: Conte-nos um pouco sobre seus futuros projetos?
Hmmmm... Não posso estragar a surpresa!

Em 2014 terei títulos lançados, mas ainda não posso dizer as editoras e os nomes dos livros! (Aguardem mais um pouquinho!) Sou uma escritora muito volátil, escrevo rápido! Gosto de fantasia e de romance, com uma gigantesca preferência por livros Young Adult e New Adult! Podem esperar muita novidade nesses temas!

Os leitores tem me pedido muito a continuação de “Lembre-se de Morrer” e dentre meus futuros lançamentos está previsto um “Livro 2”, ainda não posso revelar o título e nem data de lançamento, pois estou produzindo-o, mas a previsão é para 2015.J

Paixão Literária: Quais os maiores benefícios que o mundo literário te proporcionou?
Eu conto histórias desde que me dou por gente, mas a maioria ficava em cadernos de escola que foram descartados ao longo dos anos... Sempre fui muito tímida e com vergonha de mostrar o que eu escrevia! Nunca pensei em publicar nada, até que a oportunidade surgiu!O legal de ter publicado é que muita gente tem lido as histórias, gostam, comentam... Isso ajuda você a sair um pouco do casulo! Ainda é difícil falar de mim, mas agora as pessoas querem ouvir o que eu tenho a dizer, é bem diferente. Entrar para o mundo literário como profissional da escrita – não apenas como leitora – me proporcionou a conhecer muitos autores e pessoas que querem um dia se tornar autores! Infelizmente a cultura – especialmente a contemporânea – ainda é pouco valorizada no Brasil, mas espero ver esse cenário mudar!

Paixão Literária: Os seus livros estão sendo reconhecidos da maneira que você esperava?
Isso é sempre difícil de responder! A maioria das pessoas atrela reconhecimento ao número de exemplares vendidos, mas eu não. Gosto que leiam, que comentem, que digam o que gostaram de ler e o que não gostaram. Acho mais gratificante quando alguém diz pra mim que pegou um livro de minha autoria emprestado do amigo e gostou do que leu, do que quando diz que comprou, mas ainda não leu! No momento, estou sim muito feliz pelo reconhecimento, não recebi críticas negativas! Espero que “Lembre-se de Morrer” surpreenda a todos! É uma narrativa muito diferente do meu primeiro lançamento, o “Beijos & Batom”; são livros muito diferentes.

Paixão Literária: Qual seu grande sonho como autora?
Publicar no mínimo um livro por ano! Ahhh, que audaciosa, não é? Mas eu gosto de escrever e tenho bastante imaginação ainda para criar muitas coisas! Por enquanto, estou conseguindo manter a meta de um livro por ano, mas espero que em breve, esse número se multiplique. Claro que sonho – bem distante – com uma série feita com meus livros, mas sei que no Brasil tudo acontece diferente de Hollywood!

Paixão Literária: Para aquelas pessoas que não conhecem seu trabalho, qual seu recado a elas?
Que deem uma chance!Sei que o livro no Brasil não tem preço acessível para todos, mas acho que o E-book ajuda nesse aspecto. A Amazon, por exemplo, tem um aplicativo que você baixa em seu computador e lê. A Editora Modo, que publica meus dois livros, possui capítulos para degustação em seu perfil e vira e mexe trechos para vocês conhecerem a obra são publicados.

Para quem gosta de séries americanas, mais paixão do que o amor mesmo, eu recomendo Beijos & Batom; um Young Adult leve, com humor e drama. Já para quem prefere aquele amor para vida toda, com toques sobrenaturais, “Lembre-se de Morrer” é a escolha certa, ele beira um New Adult.

Paixão Literária: Cite uma passagem de um de seus livros que você julgue importante (Aquela parte que vai fazer os leitores correrem para adquirir o livro).
É difícil escolher um trecho só, mas esse trecho abaixo acontece logo no comecinho de Lembre-se de Morrer e é o encontro da Agnes com o Lucian. A cena inteira é descrita em dois POV (o dela e o dele), alternando. Esse é um trecho do POV dele!

“Lucian sentiu apenas um puxão em seu braço direito e caiu da ponte, mas para o lado errado. Um momento de confusão remexeu seus pensamentos, como se batesse o cérebro dentro de um liquidificador. Abriu os olhos.

Dois bracinhos delicados o seguraram por trás, enlaçando-se juntos, segurando forte sua camiseta da escola, em um ato quase desesperado, mas com uma força sem igual. Imaginou que fosse um policial, mas reparou que quem o segurava era uma garota, por causa das unhas pintadas de forma esquisita, como se fosse um arco-íris, com esmaltes multicores. Enquanto todas as outras coisas eram cinza, aquelas unhas eram coloridas, tão coloridas que vê-las o deixou feliz.

Caiu sentado, perdendo o equilíbrio, bem em cima de uma poça de água. As pessoas ao redor se moveram. Ouviu uma ou duas pessoas gritarem e todo mundo meio que parou de andar, abrindo espaço.

Tentou se soltar da garota que o segurava, girando um pouco o corpo e empurrando-a pelos ombros, mas ela estava abraçada com ele como uma criança que não quer soltar um brinquedo de pelúcia.

– Meu Deus do céu, você é maluco! – Agora ela tremia assustada, com a face enterrada em seu ombro e um abraço de urso desesperado. – Não faz mais isso, nunca mais! – A voz ofegante, quase sem ar.” – Página 25; Lembre-se de Morrer.

Paixão Literária: E por último, sinta-se a vontade para deixar um recadinho aos leitores do Paixão Literária.
*tímida*

Primeiramente, muito prazer em conhecer vocês e obrigada pela oportunidade! Vocês podem me adicionar no Twiter (@Beijosebatom), que eu sigo vocês de volta e estou sempre aberta para conversar! Espero que após a entrevista, vocês me deem o prazer de ler um de meus livros e dizerem o que acham! Tenham uma ótima semana!

Um beijo!


Saiba mais sobre a Autora:

Mariana Mello Sgambato é santista e mora em Santana de Parnaíba. Formada em Comunicação Social – Produção Editorial na Universidade Anhembi Morumbi e possui diploma em Criação de Roteiro para Produções. Ganhou concursos literários nos anos de 1994-95-96, teve um roteiro de rádio premiado e produziu um curta-metragem independente na faculdade. Já publicou o romance juvenil Beijos & Batom (2012 - 22ª Bienal do Livro de SP). Próximas publicações: um romance diferente Segredos de um amor de Verão (2013) e o romance sobrenatural young adult Lembre-se de Morrer (breve- 2013), todos pela Editora Tradicional Modo.

Um comentário:

  1. Ótima entrevista Keziah.
    Adorei a passagem que a Mariana selecionou, me deixou curiosa.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO