Resenha: O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentini


  • Editora: Darkside
  • Páginas: 320
  • Nota:  
  • Skoob

“Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar.”

Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mecânico Tresaulti,– ok, eu precisava começar essa resenha falando isso.


É impossível não ressaltar a magnitude da capa, um dos grandes motivos do meu encantamento pelo livro. A história é original, nunca tinha me aventurado em uma história tão envolvente e diferente, no livro conhecemos a história da trupe do Circo Tresaulti, o cenário é pós apocalíptico, e o circo tem o intuito de divertir e fazer com que as pessoas esqueçam todas as marcas de uma guerra.

Não esperem um livro fácil, O Circo Mecânico é quase uma poesia, a autora intercala pequenos capítulos entre presente, passado e futuro, ou seja, demora um pouco para você começar a encaixar os pontos.

Um dos pontos que mais me chamou atenção foi à enigmática Boss, ela é quem comanda o circo, e os integrantes do mesmo são pessoas que de alguma forma sofreram por causa da guerra, ex-soldados, vítimas... Boss tem um “dom” de transformar seus corpos até então mutilados por causa da guerra, usando artifícios como cobre e aço, criando assim pessoas mecânicas, com diversas partes do corpo modificadas, dando a aparência de um “robô”, com direito a engrenagens, força absurda e tudo mais – Nesse ponto a capa fez mais sentido pra mim, não só a capa, mas o titulo também. Diria até criaturas sobrenaturais.

De inicio eu encarava o que a Boss fazia como algo estranho, talvez errado. Mas depois eu percebi que ela não fazia nada mais do que dar outra chance para eles.

Existem outros conflitos durante o livro, tanto dentro do circo, com relação aos personagens “duelando” entre si, para ver quem tem mais poder, quanto o governo tentando de todas as formas transformar os integrantes do circo em artifícios bélicos, ou seja, usá-los na guerra, o que já era de se esperar com relação aos seus potenciais. 

O steampunk veio com tudo nesse livro, ressaltando vários pontos importantes e presentes na sociedade como ambições, ganâncias, esperança, entre outros.


Quem quiser se aventurar nesse universo mágico e poético, é uma boa pedida.

9 comentários:

  1. Oii.. sabe que eu tenho adorado esse cenário de pós apocalíptico ultimamente. Acho bem bacana e os autores tem sabido escrever bem. Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro. Eu já conhecia a capa, e tinha achado meio parecida com a de O Circo da Noite, mas as histórias não tem nada de parecidas uma com a outra. Tirando o fato de se passar em um circo. Eu gostei bastante, e já vi que tem alguns autores apostante nessa escrita meio poética ultimamente.

    Beijos^^

    Maurício
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros com Steampunk! Sério! Morro de amores por eles!
    Acontece que poucos são realmente o que as propostas prometem. :/
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro! E agora com a sua resenha eu super quero ver!!!!!!!
    Gosto de livros poéticos e que nos faça pensar.
    Ainnn, eu quero!!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gente, a capa deste livro é maravilhosa (acho que estou apaixonado). Vou procurar ler. Muito obrigado pela dica.

    Beijos,
    Gabriel Lima
    http://meujardimliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amei seu blog,estou super seguindo! Segue de volta?
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é tudo de bom? Eu fiquei apaixonado por ele só pela capa.
    Adorei a resenha, não vejo a hora de ler *-*
    http://blogsonhoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oieee Keh... Uaaaau que capa lindaaaaaaaaaa *.*
    Acho que nunca li algum livro que tenha esse tema circo... Achei bem interessante!!!!
    Gostei de saber que o livro é meio poético, gosto de livros assim mais caprichado e demorado hehehe. Vou por na minha listinha de futuras compras!

    Super beijo flor
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kéziah!

    A capa e a diagramação desse livro é de babar sem parar. Lindo demais. Adorei a premissa da história e como nunca li nada do tema me chamou muito a atenção, pois quero muito conhecer. Com esse capricho na edição, a história e sua resenha já entou na minha lista.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO