Resenha: Simplesmente Ana - Marina Carvalho

Título: Simplesmente Ana                                  Editora: Novo Conceito (Novas Páginas)
Autora: Marina Carvalho                                   Ano:2013
Páginas: 304                                                        Estrelas fofas: 4/5




Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.




Fazendo força para não soltar spoiler...
Eu li esse livro não muito depois de seu lançamento e só agora pude escrever a resenha, e ainda não encontrei as palavras certas para descrevê-lo...
Simplesmente Ana é simplesmente maravilhoso. TUDO! A escrita da Marina, as personagens que ela criou, o enredo, o desenrolar das coisas, o país foi criado de forma tão realista, que às vezes você até imagina que ele exista de verdade. PERFEIÇÃO.
O livro é narrado em primeira pessoa pela Ana, uma estudante de Direito de vinte anos que mora em Belo Horizonte (BH pros mais íntimos) e vive com sua família, está no começo de um relacionamento com Artur e tem Estela como sua melhor amiga.
E aí vem a parte meio esquisita, ela recebe uma mensagem no Facebook de um cara que acredita ser seu pai...Eu fiquei meio que: Oi? Porque esse não é o modo mais convencional de falar uma coisa dessas. Ele poderia, sei lá, aparecer na casa dela, afinal de contas o cara é um Rei, ele tem contatos....
Mas enfim, como escritora, a Marina tem a liberdade criativa dela e nós, leitores, só fazemos aproveitar. Gostei muito do rumo que tomou a relação de Andrej (o pai da Ana, rei da Krósvia) e sua filha. Foi algo bastante realista, sem exageros e nem infantilidades da parte de nossa protagonista. Andrej é um homem maravilhoso e pai atencioso que soube se dividir bem entre pai e monarca de um país europeu.
Sobre o Alex...o que posso falar dele sem fazer muito alarde? Ele é um fofo e ao mesmo tempo um...um....um chato. Suas nuances de humor, o modo como ele foi todo protetor em relação ao Andrej no começo e depois como se portou ao descobrir que a Ana não era a garota interesseira que ele a julgava ser e claro, a fofura dos dois em seus momentos a sós. Ele mostrando a ela as paisagens do país e todo o resto.
O chato, chato mesmo foi a existência da “Nome de Cachorro”, ela é aquela típica filha de uma...promíscua, de marca maior, e se eu pudesse entrava no livro e dava uns tapas nela pelo que ela fez a Ana passar, mas eu não posso ser imparcial e pôr toda a culpa dela, porque nossa Ana tinha que ter tomado certas atitudes diferentes das que tomou.
De qualquer forma, Marina Carvalho se mostrou uma escritora de primeira, daquelas que dão orgulho de ter como “nacionais” e o final do livro foi perfeito, não podia esperar algo diferente e mesmo assim surpreendente.
O mais “top” de tudo é saber que logo teremos uma continuação por aí....o que será que nossa princesa com seu jeitinho brasileiro de ser aprontará? Só lendo pra saber!
Simplesmente Ana está mais do que recomendado, indico para todos os amantes de livros, principalmente os românticos de plantão.



7 comentários:

  1. Esse livro parece ser bem legal! Claro que está muito com a cara daquele filme Diario de Princesa. Mas todas as resenhas que vejo é só elogios. rsrs Ainda bem que o final é surpreendente, muitos escritores pecam no final. Mas parabéns pela resenha !
    EU ainda vou ler esse livro, até para apoiar a literatura nacional.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ ( Se puder, segue lá)

    ResponderExcluir
  2. Muito lindinha sua resenha Madison. Eu também amei Simplesmente Ana, e de cara me apaixonei pelo Alex. Em breve vou reler o livro, pois já sinto saudades da escrita da Marina, que é uma fofa e estou louca pelo lançamento do Simplesmente Ana 2.
    Beijos
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
  3. A unica coisa de que nao gostei nesse livro foi o raso desenvolvimento do pai com Ana. Fora isso, só amores! E a cena do show do Bon Jovi.... PQP!! *-*

    bjicossss
    http://terradecarol.blogspot.com.br/2013/10/resenha-de-veneno-sarah-pinborough.html

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Tenho lido ótimas resenhas sobre livro e recebido maravilhosas recomendações. O ganhei em uma promoção e estou bem curiosa para ler. Não sabia que haveria uma continuação. Espero ficar tão encantada com a leitura quanto você.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiê... Gostei muito da resenha, quero tanto ler esse livro rsrsrs, cada vez que leio resenhas sobre mais eu tenho vontade de ler, mas só ficar mesmo para o ano que vem, acho que vou pedir de amigo secreto quem sabe eu ganhe né? Sua resenha foi super legal, imagino como deve ser quando a gente se empolga com a leitura e tem medo de soltar spoiler na hora de resenhar... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sua resenha me deixou com mais vontade de ler o livro e conhecer Alex, tenho o livro aqui e não vejo a hora de poder ler! Imagina que louco receber uma mensagem pelo facebook haha... curiosa pelo desenrolar da história!

    Beijos!
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Maria sua gayzona *-* Esse livro parece demais mesmo! A capa é linda e a história apesar de não ser original é inovadora. Espero ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO