Você Sabia?

Oi oi oi gente, tudo bom? Encontrei vagando pela internet algumas curiosidades bem interessantes sobre o mundo literário e como sempre resolvi compartilhar com vocês. Vamos conferir?



















  • Os países que mais consomem livros no mundo são, pela ordem: China, Estados Unidos, Japão, Rússia e Alemanha.

  • O país com o maior número de livrarias são os Estados Unidos, com uma para cada 15 mil pessoas. No Brasil, existe uma para cada 70 mil pessoas.

  • O livro mais caro do mundo chama-se The Birds of America (Os Pássaros da América), uma coletânea de ilustrações de pássaros feitas por John James Audubon (1785 - 1851), um naturalista do século XIX. Ele foi arrematado num leilão por 11,5 milhões de dólares.

  • A maior biblioteca do mundo atualmente é a biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com mais de 144 milhões de itens diferentes, disponíveis em cerca de 470 idiomas. Acredite se quiser, mas ela possui “só” 32 milhões de livros catalogados.

  • Na Idade Média, os livros eram produzidos por monges copistas que, como o própria nome indica, copiavam os manuscritos página por página. Detalhe curioso: muitos monges copistas eram excelentes desenhistas, mas analfabetos.

  • A maior biblioteca do Brasil é a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, com mais de 9 milhões de itens.

  • A mais volumosa Bíblia do mundo pesa 175 quilos e pertence ao Vaticano.

  • Miguel de Cervantes tinha 57 anos quando publicou a primeira parte de Dom Quixote.

  • O poeta português Fernando Pessoa tinha o hábito de escrever sob diversos pseudônimos, cada um com um estilo e uma biografia próprios. Ente os pseudônimos adotado estão Ricardo Reis, Alberto Caieiro e Álvaro de Campos.

  • O escritor mais traduzido do mundo é o inglês William Shakespeare. Sua obra foi traduzida para mais de 110 idiomas.

  • O autor brasileiro mais traduzido é Paulo Coelho. Ao todos, os livros de Coelho tiveram 1.077 traduções. Os outros autores mais traduzidos são, por ordem: José Saramago, Jorge Amado, Fernando Pessoa, Eça de Queirós, José Mauro de Vasconcelos e Clarice Lispector.

  • Jorge Amado é um dos escritores brasileiros mais traduzidos no mundo. No total, Teve suas obras traduzidas 420 vezes. É também um cujo obra recebeu mais adaptações. Terras do Sem-fim, Tieta do Agreste e Gabriela, por exemplo, viraram novelas transmitidas em horário nobre.

  • Aldous Huxley, autor do clássico Admirável Mundo Novo, narrou suas experiências com alucinógenos num livro chamado As Portas da Percepção. Aliás, você sabia que o nome do grupo de rock The Doors foi inspirado no livro As Portas da Percepção?

  • Também foram as drogas (em especial o ópio e haxixe) que inspiraram o poeta Charles Baudelaire a escrever Os Paraísos Artificiais, uma reflexão sobre o uso de substâncias alucinógenas.

  • No início da carreira, o escritor George Bernard Shaw teve que ser sustentado pela mãe por que não conseguia vender seus livros.

  • O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro. O Dia do Livro Infantil é lembrado em 18 de abril (aniversário de Monteiro Lobato).

7 comentários:

  1. Algumas eu já saia, outras não, mas é bem interessante certas curiosidades

    http://saga-preciosa-cristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!!

    Adorei o post, as coisas super curiosas que você separou! Fiquei chocada com o preço do livro mais caro! Muita coisa... hahaha Eu já fui na Biblioteca Nacional e é enooorme mesmo! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  3. Oi Kéziah!

    Adorei a postagem. Alguns fatos eu sabia como de Pessoa e Shakespeare. Fiquei impressionada com a quantidade de livros da biblioteca dos EUA. Uau! Deve ser lindo entrar lá. Também amaria conhecer a nacional do Rio.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Kéziah, achei muito interessante essas curiosidades,
    de todas que você disse só sabia de uma hahaha.
    Espero ver mais dessa postagem
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei o post. O blog está de parabéns!
    Fiquei bem assustada com algumas curiosidades. Todas bem interessantes.
    Eu queria ir a biblioteca nacional ç.ç Espero ter essa oportunidade!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Equipe Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  6. E as bibliotecas americanas lindas!!

    Bjo!

    Te espero lá no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro essas curiosidades, e mesmo sabendo de algumas eu sempre fico feliz em lê-las de novo. O mundo literário é rico demais, é perfeito demais. Agora, uma coisa que desejo demais fazer antes de morrer é visitar a biblioteca nacional no RJ, acho que vou entrar lá, chorar, ficar catatônica e morrer feliz *.*
    Beijos Kezinha.
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO