Os melhores Sick-Lits



Olá gente, como estão? Hoje eu queria dividir com vocês os melhores Sick-Lits que li em 2013. Acho que todos aqui sabem do que se tratam os Sick-Lit, mas de qualquer forma vale ressaltar.

Sick em inglês significa Doente, em uma tradução podemos chamar de "Literatura Enferma" ou "Literatura de Doença". O Termo Sick-Lit é derivado de "Chick-Lit , Literatura de Mulherzinha". Um gênero voltado a coisas "negativas", carregado de realidade e emoção... E o gênero também aborda temas complexos como câncer, depressão, suicídio, bullying, transtornos psicológicos e obsessivos - e também doenças e limitações físicas.

O que eu mais gosto nesse gênero é a simplicidade e a veracidade que encontramos nas páginas, pois somos jogados a assuntos reais, é como um choque de realidade que é muito interessante nos dias de hoje, onde somos cercados por literatura fantasiosa e idealista - não que eu não goste desse tipo de literatura.

Vamos a listinha com os melhores. Não irei falar sobre a história de cada livro, vou simplesmente comentar o que achei e deixar o link para as resenhas, caso alguém se interesse na história.


1°) A Culpa é das Estrelas:


Obvio que eu não poderia deixar de colocar esse maravilhoso livro aqui, A Culpa é das Estrelas é um dos melhores livros que já li na minha vida, é carregado de emoção, de realidade... Quando terminei de ler senti um vazio tão grande, uma vontade de fazer com que todos leiam, de sair gritando "MEU DEUS, VOCÊS PRECISAM LER ESSE LIVRO" de tão maravilhada. E claro, como não podia faltar, foi um livro que me emocionou de uma forma que eu jamais poderia imaginar que aconteceria. ACEDE é o livro que te faz amar e odiar o autor, chorar e rir no mesmo capitulo, amar e odiar tal personagem, é sem dúvidas um mix de sentimentos. Leia a resenha: A Culpa é das Estrelas.

Quote: "Alguns infinitos são maiores que outros… Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter."


2°) Sonhe Mais:




Sonhe Mais tem a mesma pegada que A culpa é das estrelas: Câncer. O livro é emocionantissímo do inicio ao fim, ao começar a ler você já se pega soltando aquelas lagrimas involuntárias. E para piorar a situação, ele é todo real, a autora Jai escreve sobre os últimos meses que passou ao lado de seu marido Randy, e existem vários momentos que ela desaba e nesses momentos nós desabamos com ela, sofremos com ela. Esse livro é maravilhoso. Leia a resenha: Sonhe Mais.

Quote: “Então, com uma voz firme e segura, o homem dos meus sonhos me disse, sem rodeios, que morreria.”

3°) Dançando sobre Cacos de Vidro:



Esse livro acima de tudo tem uma mensagem de amor maravilhosa, apesar das diferenças, das dificuldades e dos tapas do destino, ainda é possível encontrar o amor e a felicidade. Nada na vida é fácil, porém devemos continuar, seguir, ter fé e acima de tudo lutar. Uma história emocionante - como todos - regada por romance de tirar o fôlego. Foi impossível não me envolver e me emocionar desde as primeiras páginas. Leia a resenha: Dançando sobre Cacos de Vidro.

Quote: "Quando a beijei, por pura diversão, e ela retribuiu, acho que a reconheci de um jeito meio cósmico, como uma parte perdida de mim mesmo, que eu nem sabia que tinha perdido"

4°) De Coração para Coração:



Esse livro eu já nem sei se caracterizaria como um sick-lit, mas vamos lá. Aqui somos apresentados a uma história que poderia ser melhor, mas que mesmo assim conseguiu abrir meus olhos para algo muito importante: Doação de Órgãos. Um livro que todos deveriam ler e absorver toda a mensagem maravilhosa que ele carrega consigo. Leia a resenha: De Coração para Coração.

Quote: "Após conversar com a minha mãe durante boa parte da manhã. Eu me resignara ao que estava acontecendo. Entendi que partes do corpo da Elowyn salvariam outras vidas. Eu sabia daquilo na minha cabeça, mas no meu coração era difícil aceitar a realidade"

5°) Corações Feridos:




Este possui uma leitura forte e te joga para uma história triste que envolve vários fatores, dentre eles o Bullying. A narrativa é muito boa, e a história bem bolada, o final me surpreendeu e me deixou satisfeita. Esse e o próximo livro ainda não tem resenha aqui no blog, portanto vou falar um pouco da história para vocês. Duas irmãs gêmeas completamente diferentes; Hephzibah e Rebecca, Hephzibah já começa o livro morta, porém ainda teremos capítulos narrados por ela - capítulos do passado. E Rebecca tem uma doença rara chamada de Síndrome de Theacher Collins, que causa uma deformidade em seu rosto. A história de inicio parece sem pé nem cabeça, mas com o decorrer dos fatos vamos percebendo que tudo se encaixa de maneira fascinante e até mesmo a morte de Heph é explicada verdadeiramente.

Quote: "Uma lapide simples marcava o tumulo de Hephzibah, e a grama crescera selvagemente na terra fresca, li seu nome, nosso aniversário e a data de sua morte. Não havia nenhuma palavra especial"

6°) Como eu era antes de você:


Preparados para chorar, ficar com dó e querer se meter na história? Então é exatamente isso que você vai sentir ao ler esse livro. Louisa recebe uma proposta de emprego em uma casa de pessoas muito ricas, seu trabalho? Cuidar do tetraplégico Will. Gente, pense em um livro que me deixou deprimida, não só pela condição física do Will, mas também por causa dos dramas psicológicos que ele expelia durante a leitura. Confesso que o final me deixou revoltadíssima, mas valeu a pena. Drama, romance, superação, aprovação... Tudo isso encontramos em Como eu Era antes de Você.

Quote: "Sabe, você só pode ajudar alguém que aceita a sua ajuda"


E ai gente, gostaram do post? Já leram algum dos que citei? O que acharam? Estava pensando em fazer outros posts assim com listas dos melhores que li de cada gênero, o que acham? E futuramente atualizar esse listinha, já que estou com uma pilha de outros sick-lits para ler.

23 comentários:

  1. Kéziah desses livros de sua lista eu li apenas o "A culpa é das estrelas" e sinceramente foi uma grande decepção! Não que o livro seja ruim, pelo contrário, é um livro muito bom, mas ainda assim o achei superestimado pelas resenhas que li do mesmo. E com base no seu post, achei o livro unisexy e não voltado somente para o publico feminino!

    Abração
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, os que você citou, ganhei recentemente A Culpa é das Estrelas e não vejo a hora
    de começar a leitura, e o outro é Corações Feridos, que desde que lançou estou desejando.
    Os outros conheço por capa e talvez eu embarque na leitura de Como eu era antes de você, deve se muito emocionante,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola
    três livros que quero comprar nessa lista e só li um emprestado, os outros eu não conhecia e achei interessante esse Dançando sobre Cacos de Vidro:, parece ser bonita a historia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Bem pensei que ia comentar que não tinha lido nenhum desses livros, mas aí veio Como eu era antes de você, sim eu só li metade, que me deixou triste, e gente eu amei esse livro, preciso comprar ele físico, só assim consigo terminar de ler, senão acho que morro chorando na frente do computador e isso iria ficar estranho.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    para começar eu não conhecia esse termo "literatura enferma". Gosto muito do estilo mas eu não sabia que tinha uma especificação para o estilo.
    Ah! A culpa é das Estrela é um livro obrigatório, está na minha listinha de aniversário. Tomara que eu ganhe.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor!
    Só li A culpa é das estrelas, mas vc parecer gostar e se emocionar pelos mesmo gêneros que eu!
    Fiquei bem tentada com a sua lista!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do post amiga!!
    Não sei se gosto de sick-lits. Mas este é o ano que quero explorar vários outros gêneros literários. Não li nenhum desses livros, mas tenho muita curiosidade e dois deles na minha estante - Como eu era antes de você e Dançando sobre cacos de vidro. Que eu possa me emocionar com eles também, que possam entrar no meu gosto literário!!!

    Beijos,

    Celle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  8. nossa, nem sabia que existia esse estilo de leitura, e pior que já li livros do tipo e até gosto xD
    De sua lista, quero mto ler A culpa é das estrelas. Já li De coração para coração e Corações Feridos. :D
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi flor,
    Esse é um gênero que cada dia estou lendo mais e gostando, por ter história que antes não conseguia imaginar.
    A culpa é das estrelas me vez pensa em como as pessoas com a doença ficam, como é chato fica ouvindo a todo momento palavras de força por exemplo.
    Já corações feridos foi um leitura também muito sofrida.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  10. ACEDE <3 Nem preciso falar mais nada..

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Tem três livros maravilhosos na minha lista de leitura aqui, e de todos só li um, os demais nunca tinha visto falar mas achei bem interessante e vou dar uma olhadinha.

    http://fevereira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Da sua lista ainda não li, infelizmente, nenhum. Mas 3 deles já estão na minha lista: ACEDE, De Coração Para Coração e Dançando Sobre Cacos De Vidro. E os outros acabaram de entrar para a mesma lista! hahah

    Obrigado pelas dicas, viu? Me rendeu novos desejados!
    Amei o blog e já estou seguindo.

    Beijão!
    www.enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie flor, tudo bem?
    Primeiro, eu não sabia o que significava Sick lits e agradeço muito por você ter me explicado. Agora sempre irei lembrar.
    O que falar de ACEDE? Sem dúvidas também foi um dos melhores livros que já li na vida. Fiquei traumatizada depois da leitura e passei uma semana sem ler livro nenhum. Também quero ler Dançando sobre cacos de vidro, Como eu era antes de você e Corações Feridos. Belo post.
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Oi flor, tudo bem?
    Eu nunca li esses livros a resenha explica tudo muito direitinho, igual falei em outro blogs so pela a resenha ja me ensentiva a ler os livros que vocês postam com resenhas e etc...(porque eu não gosto de ler) mais eu faço o esfoço em ler, e vi que realmente eu to perdendo algo tão incrivel na vida que e ler e conhecer livros e livros! sua resenha esta otima e eu amei todos os livros
    bjos
    www.perversastyle.blogspot.com
    http://www.youtube.com/watch?v=_eOs1S8vXWM

    ResponderExcluir
  15. Já li A Culpa é das Estrelas e adorei, embora normalmente eu não goste muito de ler sick-lits, justamente porque são realidades tristes demais.
    Também indiquei você para responder uma tag, confere lá:
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/2014/01/tag-primeiro-e-ultimo.html
    Beijos. :D

    ResponderExcluir
  16. Dos livros que você recomendou, eu li dois, e minha opinião sobre ambos foi bem parecida com a sua. Corações Feridos eu amei, é fascinante mesmo a maneira como tudo se encaixa. Foi um livro que me emocionou muito, mesmo. E De Coração para Coração, também acho que podia ter sido melhor, mas realmente ele abordar o assunto da doação de órgãos é muito legal. Dos outros, o que eu mais quero ler com certeza é A Culpa é das Estrelas. *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi, com certeza a culpa é das estrelas é um dos melhores livros da atualidade, ainda não li ele haha, mas sempre que vejo os quotes fico com mais vontade de ler, ganhei ele de amigo secreto ano passado e pretendo ler este ano, depois que a minha lista de livros de parceria pendentes para leitura acabar haha

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá querida!
    Tudo bom?
    Desses que você citou, só li a culpa é das estrelas e chorei horrores!
    Os outros vou tentar ler ainda esse ano!
    Adorei suas recomendações!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  19. Oi Keziah.
    Gostei da postagem, eu não fiz nenhum post sobre meus queridinhos do ano que passou...snif.
    Já li ACEDE e Corações Feridos e os dois são demais, histórias distintas e inesquecíveis, com personagens muito bem caracterizados.
    Como eu Era Antes de você quero ler assim que tiver com a mente preparada pra sofrer rsrsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Oi kesiah,
    tudo bem?
    Eu adoro a Jojo Moyes, já li um livro dela e me apaixonei (a última carta, super, mega, recomendo). Estou aqui com o coração partido: você está revoltada com o final, não me diga, ele morre???? Não responde, eu não quero saber, vou ficar revoltada também!!! (risos...)
    Não li nenhum dos que citou, mas quero muito ler dançando sobre os cacos de vidro, o da JoJo é claro, e corações feridos.
    Uma outra coisa, não sabia que esse tipo de literatura era classificada como um gênero.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ou seja, livros com temas fortes, quem bem provavelmente deixem o leitor 'pra baixo' depois da leitura, rs
    Dos livros citados quero ler: ACEDE, Dançando sobre cacos de vidros e Como eu era antes de vc.
    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Desses eu li A Culpa é das Estrelas e gostei, mas nem tanto como a maioria...
    Tenho muita vontade de ler Corações Feridos...
    Só vejo resenhas positivos desse livro e a sinopse me chama muita atenção...
    Eu sou apaixonada por Como Eu Era Antes de Você...
    É um livro incrível na minha opinião...
    Eu acho que "Os 13 Porques" entrariam nesse assunto e se a lista fosse minha com certeza incluiria pq mexeu muito comigo...

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Kéh , Tudo Bem?
    Eu estou louco para ler Corações feridos , parece ser um livro mt bom .
    Adorei o post!Parabéns

    www.estilogeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO