Ler virou modinha?



Oi gente, hoje estou aqui para conversar e saber a opinião de vocês a respeito de algo que eu venho visto MUITO rodando e repercutindo por ai. "Ler virou modinha", "Fulano nem lê, só está entusiasmado com A Culpa é das Estrelas", "Só começou a ler porque virou moda esse livro", “Aí! só vai ler, pois o filme vai sair mês que vem” e por ai vai. 

Ler virou uma farofa e um alvoroço tremendo no mundo literário. Muitas pessoas criticando outras por estarem lendo A Culpa é das Estrelas – ou qualquer outro livro que ficou famoso de repente, muitos dizendo que tal pessoa nem leu, quer apenas aparecer e pagar de Cult.

Obvio que cada caso é um caso, existem sim pessoas que está na cara que não estão lendo, que estão usando tal livro para chamar a atenção nas redes sociais, principalmente no instagram. Agora sair ai julgando todos que leram ACEDE (Sim já falei muitas vezes sobre ele, mas digamos que é o pivô da causa) é outra bem diferente. Digamos que uma pessoa tenha iniciado sua vida literária com esse livro. O que tem de mais nisso? É proibido iniciar uma vida literária com um livro mais popular, com uma narrativa mais fácil? As vezes a repercussão que tal livro teve, chamou a atenção daquela pessoa que nunca quis ler, que nunca se sentiu atraído por nada. É exatamente isso que nós os blogueiros fazemos, resenhamos, comentamos e tentamos chamar a atenção para determinado livro. Então, estaremos errados?

Não estou defendendo esse povo que usa os livros para aparecer – aqueles que a gente já conhece e sabe que não lêem nada. Estou defendendo o direito que todos temos de ler o que bem entendemos. E fico imensamente feliz, de verdade, por existirem pessoas que começaram a ler por causa de ACEDE ou seja lá por qual livro.

Acontece que nos dias de hoje dizer que algo virou modinha, já virou modinha. Algumas pessoas para elevarem seus egos e se sentirem melhores que as outras, saem apontando seus dedinhos e dizendo: “Poser”, “Modinha”, “Não leu”, “Quer pagar de Cult”... Então esse povo que sai por ai dizendo que algo virou modinha, não estão fazendo nada mais que estar dentro da sua própria modinha de dizer que tudo virou modinha – ufa.

Então, vamos parar de julgar fulano por estar lendo ACEDE, Cinquenta Tons de Cinza, A série dos Sullivans, Toda Sua, Harry Potter, Percy Jackson, Crepúsculo, entre outros. Se essa pessoa começou a ler por causa do BOW que o livro fez, pois bem! Estamos no caminho certo, independente do livro - Clássicos, Ficção, Romance, Poesia... Criar o habito da leitura é o essencial... Quanto mais gente ler, melhor o mundo será.

Quero saber a opinião de vocês. Vocês acham que ler virou modinha mesmo?

11 comentários:

  1. olha, fico feliz quando começam a ler, e concordo tbm com a questão da modinha... me irrito não é nem pq ler virou moda, e sim com os que compram livros mas não leem nenhum. Só ficam postando photos e se exibindo mas vai perguntar sobre um desses livros que a pessoa não vai saber responder nada pq não leu.. aih é foda...
    quer tirar photo de seus livros, tire. Mas LEIA-OS, pelo menos...
    enfim... xD
    bjs, flor
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só o que me irrita são essas pessoas que apenas compram os livros pra serem cults, isso é feio, no entanto, eu comecei á ler mesmo depois que li uma modinha, rs eles acabam nos influenciando, e isso é muito bom :D

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho ridiculo essas pessoas que gostam de dizer que tudo virou modinha só por que é famoso, mas o mais ridiculo é fazerem isso com os livros! eu hein se essa gente não tem o que fazer ou não tem mais o que criticar não venham fazer isso com os coitados dos livros que ajudam o povo de varias formas. Sempre pensei como voce ( que bom ) quanto mais os ignorantes começarem a ler melhor quem sabe assim eles não mudam e finalmente percebem que é bom ter cultura, ler incriveis histórias e que é uma forma de se divertir? e quem sabe se torne um de nós? :) agora quem usa livros para chamar atenção nas redes socias ou esta muito carente ou é um completo babaca.

    ResponderExcluir
  4. Como vc disse, muitas pessoas tiram foto e tals e nem leem o livro mesmo, mais por outro lado ler sempre foi modinha, poq sempre um livro, uma série faz sucesso e todo mundo lê pra saber do que se trata...acho as pessoas tem que para de olhar o rabo dos outros e se preocupar com os delas. Se a série, livro faz sucesso claro que todos vão ler, acho que não é modinha e sim curiosidade e é dessa curiosidade que criamos o hábito da leitura, pq ai vamos procurando outros livros dos gênero e ai nascer um leitor.
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Se ler virou modinha eu não sei, mas se virou que bom porque essa sim é uma modinha que vale a pena, só traz benefícios para quem lê, mas que é um saco esse negócio de tudo o povo dizer que virou modinha isso é.
    Eu mesma comecei a ler quando lançou o livro Crepúsculo e depois disso não parei mais, estou sempre com um livro para ler, buscando outros gêneros literários e conhecendo mais. Viciei, não me arrependo e sempre que posso tento viciar as pessoas ao meu redor também.

    ResponderExcluir
  6. Há pessoas que só querem pagar de culto msm. Ah se soubesse a magia que é pegar um livro e não conseguir parar com a história!
    Seguindo aqui,
    bju
    http://emconfrontocomomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kéziah!

    Adorei o post e concordo com tudo que disse. O que importa é despertar o interesse em ler e não o livro. E falem o que quiserem, mas toda a pessoa que não é um leitor frequente irá se encantar por livros mais fáceis e isso é normal. E esses livros tem o seu papel e são excelentes no seu gênero. Tem gente que fala demais e enche a paciência, mas vamos deixar eles para lá.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que modinha boa essa de ler hein? huahauua Acho que o causador dessa "revolta" de geral é o fato da pessoa querer pagar de intelectual só por ler um livro ou dizer que aquele (unico) livro que leu é o melhor dos melhores (oi, ACEDE) ou por sair postando milhões de coisas sobre aquilo nas redes sociais pra "ser mais fã que o outro".

    Enfim, acho muito digno que todos se adequem a essa 'modinha', mas que não se prenda a um único livro/autor. Ótima postagem.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Kéziah, joia?
    Então, eu sou uma pessoa que nunca apreciou modinhas e tendências mas nesse caso preciso dizer que seja do jeito que for, se um jovem pega um livro e o lê mesmo, da primeira a última página porque está na moda ler, é chique e todos leem eu acredito que isso seja positivo.
    Não me importo de dizer que sou maria vai com as outras "nesse" caso específico.
    Ler é o melhor em qualquer situação, sempre, mesmo que seja tendência, que ela perdure e que se espalhe e que a moda seja eterna.
    Beijos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  10. Apesar de meio atrasada venho dar minha opinião. Sou contra essas pessoas que ficam apontando o dedo para as outras, seja por que motivo for o importante é começar a ler.
    Cada pessoa precisa ser livre nas suas escolhas!!! Alguns livros criam sim modinhas, mas faz parte correto!!!???

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. a pergunta é: No dia em que os escritores pararem de lançar livros que viram uma imensa febre, viram adaptação de cinema e tal e coisa, esses leitores vão na livraria ou numa sebo tentar descobrir um livro novo?

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO