Resenha: Menina Má - William March



Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.
MENINA MÁ é um romance que influenciou não só a literatura como o cinema e a cultura pop. A crueldade escondida na inocência da pequena Rhoda Penmark serviria de inspiração para personagens clássicos do terror, como Damien, Chucky, Annabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter.


Em menina má conhecemos a história de Rhoda, uma garotinha de apenas oito anos aparentemente indefesa, fofa, amorosa, inteligente – insira aqui todos os adjetivos bons que uma criança pode ter – Mas, vamos descobrindo com o decorrer da leitura que esta tão inocente criaturinha é capaz de fazer barbaridades. Logo no começo do livro você avalia o comportamento de Rhoda, algumas das suas atitudes não são “normais” para uma criança.

A maior interrogação que paira na nossa cabeça seria o fato do mal estar instalado na gente desde o nosso nascimento, caso contrario como uma criança o adquiria? Sendo que o ambiente que cerca a menina é tranquilo, amoroso, e ela tem o carinho completo da sua mãe. Que também é uma personagem muito explorada pelo autor. O mal seria genético? Adquirido? Plantado? What? 

O livro foi publicado originalmente em 1954, portanto a narrativa tem aquela pegada de antigamente, onde os atos eram aparentemente mais inocentes do que atualmente. E o autor frisa muito em chocar o leitor a respeito dos atos de Rhoda, sobre o que ela é capaz de fazer, sobre como a mãe dela consegue lidar com todos os acontecimentos. O final deste livro é maravilhoso, devastador, angustiante, perfeito. Não conseguiria imaginar algo tão grandioso. 

William é um autor que consegue prender o leitor, consegue te fazer embarcar na história de uma forma que você acredita fielmente que tudo aquilo está acontecendo na rua da sua casa. O psicológico é muito abordado, o que eu achei fantástico. Se você gosta desse tipo de livro que foge um pouco da vibe de terror sobrenatural e vem para um terror psicológico, eu indico demais esse livro. 

E vamos falar um pouco da edição, está fabulosa. A diagramação, o espaçamento, as páginas... Tudo se completam para que a leitura seja a mais “agradável” possível. Entre aspas, pois duvido muito que você consiga considerar a leitura deste livro em questão como sendo algo agradável. A capa é linda, remete muito a inocência, coisas fofas, bonecas... Não deixe-se enganar, minha mãe viu o livro e achou lindo (tirou foto com ele e tudo), quando eu disse do que se tratava a história ela apenas ficou horrorizada hahaha’. 

Apenas um livro arrebatador. Leia!


Ano: 2016 / Páginas: 272

Idioma: português 
Nota: 5/5 - Favorito
Editora: DarkSide® Books

18 comentários:

  1. Nossa livro de 1954 originalmente !! Não sabia.Ótima resenha. Bjs. http://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa o que é isso? Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca me interessei e não é o meu gênero favorito, mas estou realmente curiosa. Ele pode matar alguém? Preciso saber disso! Ela só tem oito anos. Alguma coisa envolvendo a mãe pode afetar isso? Como a mãe dela consegue lidar com tudo? Você me fez fazer umas cinquenta perguntas lendo sua resenha. Eu NECESSITO desse livro! Meu Deus, como essa história que não li vai terminar? Ela mata mesmo alguém tendo oito anos? Estou pirando! Preciso comprar esse livro.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  3. thanks for the very sweet comment :) I appreciate it ;D

    New post - Love yourself first

    Check out my ♥Instagram ,Blog╚ovin and
    Google✚

    Stay Gold

    ResponderExcluir
  4. Oi Kéziah!
    Eu não sou muito fã do gênero, mas confesso que as edições da Darkside são maravilhosas.
    Beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kéziah!
    Olha, dependendo das bonecas, tem umas que me assustam de verdade hahhahahaha
    Criança psicopata consegue ser mais assustador ainda.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito da DarkSIde, mas gosto mais do selo lovedark, onde tem essas garotas poderosas
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Kéziah.
    Eu comprei esse livor pela capa, confesso, mas acabei amando ele. A história é muito interessante e levanta muitas questões. E o final? Fiquei de cara hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Esse livro me da medo kkkk.. tipo, deve ser bem cheio de suspense, como deu para perceber pela sua resenha também, e acho que eu iria ficar uns dias sem conseguir dormir perto das bonecas kkkk

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já vi muitas resenhas boas sobre essa história e queria muito ler, mesmo nunca lendo nada nesse gênero :)
    Gostei muuuuuito da tua resenha!

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Kéziah!
    Eu também fiquei bem surpresa e satisfeita com o final do livro. Realmente dá para sentir essa pegada de "antigamente" no desenrolar dos acontecimentos.
    E quando é que as edições da Darkside não estão de babar?! Impressionante como eles se superam a cada lançamento.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, amiga! <3
    Quero ler esse livro! Já o cobiço há certo tempo, mas ainda não tive money para comprá-lo. Parece ser uma leitura instigante, interessante. E eu adoro thriller psicológico; é provável que esse livro me conquiste perfeitamente.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. A capa tá demais, né? Vi esse livro na livraria domingo passado e a capa me chamou muita atenção. Agora somando a sua resenha, já fiquei doida pra ler, adoro esses livros que nos fazem pensar!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    já vi muitas resenhas deste livro, mas ele não me chama atenção

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  14. Oi Kéziah!
    Apesar de você ter curtido, não tenho muita vontade de ler esse livro, não gosto de histórias de crianças "do mal" porque sempre me irrito com os personagens.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Kéziah,

    Ouvi falar muito bem dessa história, mas infelizmente não é muito meu genero.
    Esse eu vou deixar passar.
    Adorei a resenha.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. eu quero muito ler esse livro, 1° pela capa e 2° pela ótima história, amei a resenha beijos

    Taynara Mello
    http://www.indicarlivros.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, adorei a sua resenha! Tenho visto muitos posicionamentos a respeito desse livro, particularmente, sou apaixonada pelas edições incríveis da DarkSide! Já vi resenhas falando bem e algumas criticando o livro, e acredito que preciso ler para tomar um partido :D

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  18. Olá... tudo bem??
    A Darkside sempre arrasa nas edições... estava de visita em seu blog e quando vi esta resenha não resisti em ler, até porque já tenho o livro e depois do que encontrei aqui, temo que preciso passar ele na frente de alguns rs... Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é de extrema importância.
Sinta-se a vontade para deixar sua sugestão, crítica, dúvida, opinião, etc.
Mas lembre-se, seja educado com seus comentários e dispense palavras de baixo calão, pornografias e qualquer outro tipo de preconceito.
Deixe o link do seu blog ou qualquer outro tipo de contato para que eu possa retribuir sua visita.

Obrigada pela visita, volte sempre que puder.
Beijos!

Fonte: http://princesa-descolada-myla.blogspot.com/2013/03/paginacao-numerada.html#ixzz2j39CpByO